Manuais oficiais de código e apoio ao ensino de condução

Via tirar a carta de condução? Já a tirou há muito tempo e que refrescar os seus conhecimentos (particularmente quanto ao código) sem entrar em grandes despesas? O Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) disponibilizou recentemente dois manuais que vizam auxiliar instrutores e aprendizes nas artes de ensinar e aprender a conduzir. Eis os referidos documentos para consulta: 

1.  Manual do Ensino da Condução –  o manual de referência para intruendos dividido em:

2. Manual da Qualidade de Serviços Ensino da Condução – manual mais orientado para instrutores. 

O IMTT sublinha que esta se trata de uma iniciativa em desenvolvimento prometendo actualizações frequentes dos manuais sempre que haja evoluções. Pede ainda contributos para o e-mail: manualensinoconducao@imtt.pt . 

Tagged under:

3 Comentários

  • MárioResponder

    Obrigado pela divulgação.
    Não sou instrutor ou instruendo, mas é sempre bom saber o que diz o IMTT sobre os procedimentos a tomar. Dei mais atenção às rotundas e sinalização da via.
    A maioria das pessoas não sabe circular nas rotundas. Creio que estes procedimentos são oficialmente levados em conta pelas seguradoras. Se alguém contornar a rotunda por fora (via mais à direita), não deixando ninguém entrar ou sair e causar um acidente, tem 50% de responsabilidade. Só se deve circular à direita quando desejamos sair na 1.ª saída (eventualmente também na 2.ª saída, se for uma rotunda pequena, mas a regra é circular por dentro). Eu vejo montes de pessoas a circular sempre por fora, com a ideia errada que estão a cumprir as regras de trânsito (por estar a circular à direita).

  • Carlos AlbuquerqueResponder

    Confesso que no que diz respeito às rotundas estou cada vez mais confuso. É que o próprio texto do IMTT parece contraditório pois sobre a circulação nas rotundas cita sempre a obrigatoriedade de circular na faixa mais à direita, mas nas figuras mostra outra coisa.

  • Pingback:Tem a certeza que a sua carta de condução não está fora de prazo? | Economia e Finanças

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.