Documentação necessária para requerer o Abono de Família Pré-Natal (act.)

[wp_ad_camp_1]

(Actualizado com novas ligações) Frequentemente perguntam-nos quais os formulários necessários para requerer o abono de família pré-natal e onde se podem obter. Uma pesquisa no sítio da Segurança Social levou-nos a esta colecção de documentos que terão de ser preenchidos e entregues na segurança social:

Abono de Família – Pré-Natal/para Crianças e Jovens

  • MOD.RP5045-DGSS – Requerimento de Abono de Família para Crianças e Jovens/Abono de Família Pré-Natal
  • MOD.RP5045-1-DGSS – Folha de Continuação do Requerimento de Abono de Família
  • MOD.GF44-DGSS – Certificação Médica do Tempo de Gravidez

Infelizmente a Segurança Social tem o mau hábito de não preservar os endereços das ligações pelo que, é provável que estas venham a tornar-se obsoletas com o tempo. Para já estão operacionais e prestáveis, já os prospectos informativos disponíveis no sítio pecam pela desactualização generalizada, salvo raras excepções.

Quanto a um simulador para o respectivo abono, ele deixou de estar disponível na Segurança Social mas poderá sempre ter uma ideia aproximada se calcular a sua remuneração de referência e a comparar com a tabela em vigor. Adicionalmente, deverá também estar atento ao pedido de prova de condição de recursos, mais uma obrigação que dá agora os primeiros passos (veja aqui: “Abono de família e outros: Prova de condição de recursos só pela Internet?“).

3 comentários

  1. José,
    entre o momento em que escrevemos o artigo e o momento em que o publicámos, a Segurança Social alterou as ligações… Já fizemos a revisão e usámos os endereços providenciados pelos próprios, nalguns casos os IPS.
    Obrigado pelo aviso.

  2. Dia10/07/2013 entregei a documentacao certa na seg social de beja.tenho um rendimento social de insercao que me foi cortado..e na qual so recebo agora 49,10..por engano da seg social.que comfundiram que estava a receber a pensao de alimentos do meu filho de 9anos.serà que me enviam o total que me retiraram? E quando e quanto erei receber da pre natal?obrigado

Deixar uma resposta