Um quarto da actividade ao nível do comércio externo desapareceu em 3 meses

O título é algo alarmante e inteiramente verídico: exportações e importações dimunuiram perto de 25%  no trimestre terminado em Fevereiro face a igual período do ano passado (detalhe mais precisos aqui). A actividade económica está em forte contração, o desemprego tende a aumentar.

A nota positiva vai para o comércio extracomunitário onde as nossas exportações para fora da União Europeia estão a cair muito menos do que aquilo que vamos comprar fora da União Europeia (detalhes mais preciso aqui). O desagravamento do saldo negativo da balança comercial é muito expressivo em virtude desta realidade. Se conseguirmos manter este perfil durante o mau momento da economia mundial poderá ser positivo, particularmente se acreditarmos que houve uma reconfiguração das nossas exportações para bem e serviços de maior valor acrescentado nos últimos anos.

3 comentários

  1. O que mais me custa não é a baixa do nosso comercio externo, o pior é a forma como este governo trata o assunto,passa o tempo nas televisões a dizer que está tudo bem, quando na realidade cada mês que passa o nosso pais está pior, quer nas exportações, quer nas actividades internas, nas quais em vez de se produzir riqueza está-se a produzir desemprego, mas o senhor ” Aldrabão ” digo senhor 1º. Ministro vem à televisão dizer que está tudo bem, está tudo controlado, quando na realidade estamos cada vez mais na miséria, é preciso ter pouca vergonha e ser anti- patriota para falar desta maneira e o pior de tudo é que ainda há quem acredite nele e o defenda com fervor, embora eu fique a pensar que são os que tem vivido na sua sombra e como tal tem de o defender. 2010-10-20-Manuel Freitas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *