Quais os Bancos com mais Reclamações em relação aos Cheques?

Para terminar a série de destaques ao relatório de supervisão comportamental do Banco de Portugal relativo ao 1º Semestre de 2009 realizado e divulgado pelo Banco de Portugal no Portal do Cliente Bancário reproduzo um excerto da tabela referente aos bancos com mais reclamações recebidas por milhão de cheques processados. Tal como em relação ao Crédito à Habitação, o Banco Popular Portugal volta a ocupar o topo da lista e, pelo primeira vez nestes destaques algumas das maiores instituições financeiras do país marcam presença nos primeiros lugares: a CGD fica em 2º e o BPI em 3º.

cheques

Sendo certo que este ranking afere apenas o número de reclamações que chegaram ao Banco de Portugal e não avalia do sentido das mesmas, o indicador permanece como relevante, particularmente se assumirmos que não deverá haver diferenças muito grandes entre o tipo de clientes disputados por várias instituições financeiras. Como última nota, ao contrário do que parecia evidente ao nível do Crédito à Habitação ou do Crédito ao Consumo e Outros, em relação às reclamações relativas a cheques não parece haver grandes diferenças entre as instituições financeiras, já que o que separa o topo da tabela do final da lista não é tão chocante quanto noutros casos.

Outros relatórios semestrais ou anuais haverá e se forem divulgados estaremos atentos e procuraremos tentar averiguar até que ponto esta nova faceta do supervisor bancário se poderá reflectir nestes indicadores e na composição dos rankings. Seria muito interessante e útil para o sector e seus clientes se o Banco de Portugal conseguisse ir além destas listagens de reclamações antes de serem apreciadas, passando, por exemplo, a produzir o mesmo tipo de listagens, mas agora com os resultados também discriminados por instituição financeira, após a apreciação/decisão do Supervisor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *