Banco Popular: 3 taxas de juro diferentes para o mesmo depósito?!

O Jornal de Negócios publicou hoje online dois artigos com uma súmula das melhores ofertas no mercado relativas a depósitos a prazo e a PPRs. Sendo um tema que aqui abordamos em permanência, tentámos validar as referências que lá vêm consultando os respectivos sítios das instituições seleccionadas e logo à primeira cavadela… No topo é referido o Banco Popular – Depósito a Prazo Ouro Plus a um ano como tendo uma TANB de 2,4%. Indo ao sítio do Banco e consultando a página o que se encontra é uma bagunça imensa (pelas 13horas de dia 4 de Dezembro). No corpo da página surge o referido depósito a prazo que remunera a uma TANB média de 2,94% o que a confirmar-se deverá ser a melhor do mercado. Contudo, na ficha de informação normalizada do referido produto respeitando as exigências do Banco de Portugal, o que surge indicado é um depósito com uma TANB média de 1,17% (informação extraida, repito, hoje pelas 13h).

Ou seja, juntando a informação do Negócios a estas duas temos 3 versões diferentes para o mesmo depósito! Talvez esteja aqui parte da justificação pela qual o Banco Popular tem surgido como um dos bancos que têm gerado mais reclamações (em termos relativos) junto do Banco de Portugal conforme este informou no seu relatório semestral sobre supervisão comportamental do sector financeiro, já aqui publicitado.

Quanto ao restante rankingdo Negócios relativo a Depósitos a Prazo sublinha-se que o aqui referenciado Depósito Rendimento do Big Online (“Depósito Rendimento do Big Online – TANB média 2,75%“) na sua versão a 720 dias (2 anos) também poderia surgir no TOP 3 de depósitos a 1 ano uma vez que permite mobilização integral sem perda de juros em cada semestre, pagando, no final do 2ª semestre uma TANB de 2,125%. Na prática funciona como um depósito a 6 meses renovável por 3 vezes.

Nos próximos dias contamos manter-nos atentos a este período particularmente “quente” do lado da procura e da oferta e actualizaremos a nossa página de ligações sobre Depósitos a Prazo. Entretanto, se se justificar continuaremos a dar algum destaque particular a produtos específicos que julgamos merecer particular interesse do ponto de vistas dos clientes.

Note-se que nenhuma destas peças é encomendada ou publicidade encapotada. Reflectem exclusivamente a opinião dos autores com base na informação disponível ao público.

Deixar uma resposta