Ácaros informáticos atacam clientes da Caixa Geral de Depósitos

Uns mais, outros menos publicitados o que é certo é que tal como as agências bancárias quase todos os dias nalgum canto do país sofrem assaltos, as tentativas de roubo via internet sucedem frequentemente. Eis um alerta a que cheguei via Agência Financeira:

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está sob um ataque informático: e-mails estão a ser enviados para endereços de correio electrónico pedindo, em nome da instituição, a actualização de dados do Caixa Directa, o serviço de acesso às contas bancárias através da internet, avança o «Correio da Manhã». 

O banco não tem para já registo de levantamentos abusivos, mas subsiste o perigo de os dados subtraídos serem comercializados no mercado negro informático.

  As mensagens de correio electrónico têm como remetente o endereço seguranca@cgd.pt, e informam o cliente de que dispõe de «cinco dias úteis para proceder à actualização de dados», sob pena de ficar sem o acesso on-line.  (…)”

Atendendo ao grau de ingenuidade e ileteracia digital com que me deparo frequentemente entre alguns leitores do Economia & Finanças, todos os avisos como estes não são demais. A notícia completa pode ler-se aqui.

4 comentários

  1. Não é por falta de avisos caramba, o site da caixa online tem lá um aviso permanente, só é burro quem quer ser burro.

Deixar uma resposta