Se o seu banco falir o que acontece ao seu dinheiro? – Fundo de Garantia de Depósitos (ACTUALIZADO – 15OUT2008)

Actualizado com a alteração anunciada em 15 de Outubro de 2008: O Fundo Garantia de Depósito (partilha com o Sistema de Indemnização ao Investidor) o montante máximo de restituição por depositante, 100.000 euros, sendo contudo garantias independentes e com vocação destina.

O Fundo Garantia de Depósitos destina-se a proteger os depósitos ou aplicações em numerário efectuadas em instituições pertencentes ao Fundo (ver lista ), sendo que todos os bancos a operar com sede em Portugal são membros obrigatórios deste fundo.

Na página do Fundo de Garantia de Depósitos encontra-se disponível informação detalhada sobre este tema.

Uma nota final: os depósitos efectuados em sucursais de bancos com sede noutro estado membro da UE estão a abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos do respectivo país.

5 comentários

  1. boa tarde tenho cerca de 110 mil eurosno meu nome e no nome da minha mae numa conta do banif conta offshore nas ilhas caiman estou muito preocupado pois sao todas as minhas poupancas da minha vida com esta crise nao sei o que fazer o que me aconselha fazer ou onde posso encontrar aconselhamento

    1. Não somos especialistas, nem temos o propósito de fornecer serviços de consultoria (infelizmente há poucos independentes em Portugal). Mas se quer reduzir os níveis de ansiedade pode sempre diversificar, dispersar essa poupança por várias instituições e espaços económicos. Em Portugal existe um Fundo de Garantia de Depósitos (que vai ser em breve reforçado), nas Caiman desconhecemos qual o sistema de protecção, se é que existe. Bons negócios.

Deixar uma resposta