“O seu Banco sabe avaliar o risco?”

É esta a pergunta que serve de mote ao primeiro artigo que escrevi e que hoje se publica no Jornal de Negócios. trata-se de uma coluna de opinião que se repetirá uma vez por mês, a uma quarta-feira.

Fica um excerto com ligação no final para o texto integral, publicado online.

(…) Soros cavalga a onda da recente crise financeira internacional apresentando-a como a prova definitiva de algumas das suas ideias mais polémicas. Antecipou para o fundamentalismo de mercado o mesmo destino do fundamentalismo marxista e considera inevitável para evitar uma sucessão de convulsões constituídas por bolhas e subsequentes estouros, em parte autofomentadas pelo sistema financeiro, um reforço da regulação económica.

No artigo que cito, Soros defende que os homens do dinheiro provaram sucessivas vezes que são péssimos na gestão do risco. De certa forma, Soros desculpa-os por ser uma autêntica aberração do sistema atribuir-lhes a exclusividade (ou quase) dessa responsabilidade. Afinal poucos terão tido a coragem de fugir à febre do ouro que era oferecida pelo incremento da actividade bancária e da consequente acumulação de lucros pelos seus bancos. Está na sua natureza. (…)

Continue a ler “O seu Banco sabe avaliar o risco?”/ligação removida.

6 comentários

  1. Este template tem que se lhe diga, os comentários não aparecem na página principal (ou eu estou cegueta.) O Feed também foi alterado, e no me gusta 🙂

  2. boas, aproveito a oportunidade de puder participar felicitando este comentario que me deixa mais descansado por saber que mais pessoas partilham a minha visão… a maior certeza que assiste toda esta problematica é que tanto os governos como as instituicoes (supostamente) reguladores nada vão fazer para tentar travar este problema. O credito a habitação esta a sufocar as familias portuguesas e não me admira nada que o proximo passo da banca é alargar os prazos de concessão até aos sessenta anos e juntamente obrigar quem compra a primeira casa a deixar a divida para os herdeiros…sempre em prol do lucro..só falta a caixa geral de depositos começar, avalizada pelo governo depois atras vem o comboio da banca..

  3. Olá António. Ainda ando em aperfeiçoamentos, limitados pelas minhas limitações, naturalmente.

    O feed mudou? Mantem-se o inicial e o do feedburner, falta é o redirect do inicial para o feedburner, não será isso?

    Os comentários estã tortos sem dúvida e talvez rearrange as widgets. Quando tiver tempo (que não está fácil) tentarei melhorar outras coisas… devagarinho.
    Aceitam-se sugestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *