Notícias da Bacia de Santos

A subida de ontem da Galp na bolsa adveio da notícia do final da tarde de ontem sobre a descoberta de uma importante jazida de gás natural. Mas quão importante será? Espreitemos o que se publica por agora no
Folha de São Paulo.

“A nova jazida descoberta pela Petrobras pode tornar o Brasil auto-suficiente na produção de gás natural, disse nesta terça-feira o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella. Ele não precisou o volume estimado da nova descoberta da companhia, situada na camada pré-sal na Bacia de Santos, mas admitiu que a área, se confirmadas as expectativas, contribuirá “decisivamente” para a independência do país no setor.
Quanto à possibilidade de tornar-se exportador de gás, Estrella foi mais comedido e informou que tal condição vai depender da orientação do governo e do mercado de gás, principalmente na América do Sul, e da disposição da parceira da Petrobras no ativo, a portuguesa Galp, em vender parte do gás para o exterior. A Petrobras é a operadora do bloco, com 80% de participação. Os 20% restantes cabem à Galp. Estrella estimou que a produção do novo campo, cuja área de extensão é semelhante a Tupi, seja iniciada dentro de cinco a seis anos. (…)”

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *