O inoportuno encerramento da petição de pressão sobre o Holmes Place

Perante várias acusações aqui (e aqui) deixadas por leitores do Economia & Finanças, revelando a sua indignação pelo encerramento da petição de pressão sobre o Holmes Place que Rui B Costa (rui.b.costa@netcabo.pt) dinamizou, tendo conseguido reunir mais de um milhar de prováveis associados, tentei, na medida do possível, obter uma explicação para o facto, dado que não há conhecimento público de qualquer revisão de política por parte do HP.

Obtive a resposta que segue em anexo e que terá sido enviada a todos os subscritores. Numa comparação directa entre o enunciado da petição e as vagas garantias que o Rui B. Costa descreve ter conseguido (ver em anexo) parece-me que as críticas e a indignação de parte dos restantes subscritores está mais do que justificada. O Holmes Place (HP) terá conseguido limitar avarias reduzindo a publicidade negativa deste pólo de conflito (recordo que o assunto chegou pelo menos à Agência Financeira), muito provavelmente resolvendo a questão pessoal do associado Rui B. Costa, contudo, a questão de fundo permanece como o atestam a indignação já referida. Confesso que também aqui me espanta a racionalidade do HP.

O que impede um outro associado de abrir uma petição online nos mesmos exactos termos? Talvez seja essa uma boa via para, nem que seja seguindo o exemplo aparentemente oportunista do Rui B. Costa, todos resolverem as suas questões pessoais. Ou muito nos enganamos ou o HP terá aberto esse precedente.

Se analisarmos friamente as premissas de procedimento do HP em todo este processo, repito o meu pasmo perante a pouca inteligência e desprezo pela dignidade/amor próprio que o HP julga prevalecer entre os seus potenciais clientes. De qualquer forma retenho o essencial: só é cliente deste tipo e estilo de prestação de serviços quem quer.

Caros Subscritores da Petição e Colegas de Ginásio,

Encerramento de Petição Online contra Holmes Place

Lisboa, 15 de Fevereiro de 2008: A petição online contra a cadeia de Health Clubs Holmes Place foi encerrada pacificamente após audiência com a instituição.

Criada por mim, o movimento online quis manifestar a indignação dos associados face à redução da taxa de IVA não incidir no preço final das mensalidades:

Mantivemos o contacto permanente com a Administração que mostrou interesse em ouvir as nossas pretensões. A 12 de Fevereiro foi entregue uma carta com uma lista de 1058 assinaturas no clube Holmes Place Quinta da Fonte para ser enviada pelo Director deste clube à Administração. O texto da carta foi elaborado seguindo o espírito da petição solicitando resposta adequada às nossas pretensões.

Esta petição encontra-se pois encerrada a partir desta data por já ter sido entregue o abaixo assinado ao Holmes Place, por considerar ter atingido o numero de subscritores significativo e expressivo da nossa representatividade, para evitar o aproveitamento politico da mesma e por não ter encontrado matéria legal para prosseguir.

Com esta petição não quis que o movimento online tomasse proporções que danificassem a imagem do Holmes Place. A empresa esteve disponível e mostrou sensibilidade ao ouvir os nossos argumentos, apresentando soluções aceitáveis, nomeadamente produtos alternativos.

Os criadores da petição online apenas quiseram ver uma mudança de atitude por parte do Holmes Place, o que aconteceu rapidamente, não querendo difamar ou denegrir a sua imagem junto dos seus associados e da opinião pública.

Tenho consciência que a petição online gerou indignação. No entanto, pessoalmente reafirmo a minha confiança no Holmes Place pretendendo continuar a usufruir da adesão que desfruto já há 7 anos.

Acima de tudo, partilhamos todos os mesmos objectivos na prática saudável de exercício físico e reconheço no Holmes Place uma das maiores e melhores empresas no mercado de fitness, daí continuar a ser associado.

Cumprimentos.

Nota: Esta mensagem segue apenas para os sócios que ao subscreverem a petição, indicaram um endereço email de contacto. Caso saiba de outras pessoas que não tenham deixado o endereço de contacto e considerem pertinente, queiram p.f. divulgar pelos mesmos.

Estou a enviar esta mensagem para o seu endereço email porque indicou na petição este seu contacto, contudo se não pretende receber mais informações/pontos de situação sobre este assunto, agradeço que faça reply a esta mensagem com essa indicação. Muito Obrigado.

ruibcosta ©

19 comentários

  1. Não sendo utilizador do Holmes Place, mas preocupado com este tipo de abusos, sugiro que ataquem em frentes multiplas:

    – queixa por burla e abuso de confiança (é mesmo assim, o que ele fez do ponto de vista jurídico foi burla e abuso de confiança, com vantagens pessoais) às autoridades competentes contra o 1º subscritor peticionário por utilização utilização abusiva de associação de terceiros;

    – reactivação de nova petição e queixa na entidade que as promove na net contra o anterior primeiro subscritor;

    – queixa à ASAE (acho que é a actividade competente agora) e à Inspecção de Finanças por não passarem reiteradamente facturas/recibos de pagamentos efectuados;

    – queixa à autoridade da concorrência por práticas ilegais de concorrência, nomeadamente o caso em apreço de beneficiarem um único cliente, não abrangendo todos os outros;

    – comunicarem todas as queixas efectuadas ou a efectuar a outras entidades à Secretaria de Estado do Desporto;

    – etc…

  2. Parece-me muito acertada a posição sugerida no ponto anterior.

    A reactivação da petição é todavia mais urgente, tendo em conta o rápido destino a dar-lhe para que produza efeitos.

    Do ponto de vista ético, moral e económico a posição do Holmes Place é profundamente indigna, oportunista. Mais aconselho que, na falta de emissão de recibos e facturas correctas, accionem não só a ASAE, mas sobretudo a Inspecção Tributária, para avaliar o que foi feito com o IVA arrecadado em excesso, como foi contabilizado,etc.

    A queixa ou a colocação de uma acção em juízo cível, também não será de descurar, embora só possa produzir efeitos num prazo mais dilatado, dado o estado da justiça neste país

  3. Muita preocupação em nao danificar a imagem do HolmesPlace…

    Na minha opinião foram eles que degrediram a imagem do HolmesPlace, não cumprindo o que a lei manda…

    Quanto à petição será fechada, é curioso em 1 sócio ficou com a situação resolvida e os 1057 socios restantes que assinaram a petição ficaram com o mesmo problema.

  4. Sou sócia do HP e só soube da petição já esta se encontrava fechada.
    Eu falei com o HP e pediram-me para esperar q estaria para sair a posiçao do clube. Quando esta saiu foi-me pedido que falasse com alguem do clube q me explicariam tudo. Explicar eles tentaram eu é que nao aceitei as explicações e apresentei queixa deles no livro de reclamações. Queixa essa que fiz chegar tb á ASAE.

    Passados uns dias foi-me proposto uma revisao da mensalidade pois repararam que eu nao tinha aderido á renegociaçao do contrato com a entidade a que pertenço. Aceitei a revisão (menos 10 euros mês) e avisei que nao retirava uma palavra da queixa apresentada e q tinha enviado ás entidades competentes.

    Quanto á petiçao e ao aproveitamento em nome próprio: talvez ao sócio em questao lhe tenham oferecido uns meses de isençao ou outros beneficios dentro do clube.
    Será que conseguem saber se só ele foi beneficiado? È que ele fala em “nós”, sempre no plural, tanto na criação como nas reuniões.

    Reclamem. Façam chegar a cópia da reclamação á ASAE.Algum resultado havemos de conseguir.

  5. tenho acompanhado esta polémica neste e noutros sites apesar de nao ser cliente desse ginásio. face as ultimas obs nao podia deixar de comentar: porque é q querem queixar-se judicialmente contra o criador da petição? tem algum contrato assinado com ele? e porque em vez de perderem tempo e $ com isso nao canalizam esse esforço para processar o HP? afinalde contas tanta coisa e pelo que li ele foi o unico a fazer qq coisa pela injustiça do caso. Tb noto que muito de vcs falam e falam sobre a injustiça e tal…(pareço o outro do GatoFed.)e ate a Anabela no post anterior afirma para “alguem” reclamar e fazer chegar a queixa à ASAE..hum hum…isto cheira a arrivismo esquerdoide :-(( ou então outros ginasios interessados nesta polemica aqui infiltrados!…Porque é que a dita Anabela não faz ela mesmo isso..SABEM QUE QQ UM PODE CRIAR UMA PETIÇÂO! ou APRESNTAR A QUEIXA NA ASAE!…porque nao o fazem tb vcs! o que vos impede? Neste momento concluo que apenas uma pessoa fez qq coisa…essa pessoa foi o autor inicial d apetição que tanto vcs condenam. Tenho dito e desculpem a frontalidade mas tinha de o dizer!

  6. perdão: uma ultima e final observação. Têm assim tantas certezas de q o criador da petição teve uma atitude oportunista? Eu como espectador isento, já que nao frequento nenhum HP nem sou dono de nenum ginasio, pelo que À distancia me é permitido ver é que, ou muito me engano ou, o HP q tão pouco ético se tem mostrado, terá entalado o dito individuo com recurso ao estratagemas e expedientes legais fornecidos pela sua prole de consultores juridicos. Quem sabe o individuo nao está em maos lençois??!? – Na verdade é o unico que tem o email divulgado e assumiu a causa –

  7. Em resposta a jlima:

    Se ler bem o que escrevi vai ver que ÉU RECLAMEI!!!!
    Estranho nao ter você reparado nisso!?

    Aconselho Todos os que se sintam lesados a fazer o mesmo, seja qual for o ginásio envolvido e a nao ficarem pela queixa em livro de reclamações mas sim enviarem para as entidades competentes!

    Eu já o fiz e desculpem mas se nao resolver eu os meus problemas ja se percebeu que nao serão as petiçoes a faze-lo!
    Se sou de esquerda ou direita você nao tem nada a ver com isso. Alem de que se defende assim tanto o que se passou talvez seja um dos que ganhou com ela mmo nao sendo socio do clube. Cuidado com o que diz, pois a frontalidade depende da capacidade de neste caso se saber ler e comentar.

  8. Os meios de comunicação social, bem que podiam investigar o mistério do encerramento da petição e o súbito e inexplicável volte-face do seu autor. Isto é uma (outra) fraude.

  9. Em resposta ao sr jlima vê-se bem que de fCTO Nõ tem acompanhado realmente o caso, não foi só o autor da petição que tomou medidas perao HP,a petição fi mais uma delas, tente manter-se minimamente informado,há várias acções a decorrer em várias frentes não fale sem conhecimento de causa

  10. parece que nao ha limites, a segunda peticao desapareceu, devem te-lo comprado tambem. alguem arrisca uma terceira peticao? O premio deve ser uma anuidade gratis!

  11. Serão agora 1056 sócios com a situação resolvida? Usou, ou não usou, os outros sócios, como forma de atingir os seus objectivos pessoais? O Holmes Place reduziu-lhe a prestação? Está satisfeito? O objectivo não era aquele acima assinalado a vermelho? Curioso, porque na sua carta justificativa surge a frase “apenas se pretendeu uma mudança da posição da parte do Holmes Place.” E a também a seguinte

    É vergonhoso o seu comportamento. Nota-se claramente na sua carta de encerramento que:
    – tenta desculpabilizar o HP;
    – tenta justificar/cobrir, de forma pouco hábil, todas as suas informações anteriores;
    – obviamente recebeu contrapartidas do clube, as quais tentar esconder com argumentação habilidosa.

    São pessoas como você que fazem com que a mentalidade mesquinha e interesseira existente em Portugal se mantenha e se reforce. De facto, você está bem e deverá continuar no Holmes Place, é o sítio ideal para hipócritas e aldrabões.

  12. Amigas e amigos:
    Os proponentes das anteriores petições foram ameaçados pelo Holmes Place com processos em tribunal por difamação. E têm dinheiro (nosso!) para isso.
    Mas outras petições vão nascer e é natural que a linguagem se altere.
    Não entrem em discussões estéreis: centrem-se no essencial que é obrigar o Holmes Place a devolver os dinheiro que, de forma abusada e sem vergonha, extorquiu aos associados. Alimentar dúvidas sobre a honestidade e hombridade dos proponentes das anteriores petições é fazer o jogo desses espertalhaços que gerem o Holmes Place.

  13. É pena que realmente te tenham calado, eu vou escrever uma carta que entregarei em mão e irei publicitar na internet.

    Não me calo quando o Holmes Place faz de nós “palhaços”!
    Poderão sempre dizer que a “serventia é a porta da casa”, mas não concordo, eu pago um serviço e bem pago, tenho direito no mínimo ao minímo de higiene e condições… mas não me alongarei, a minha carta saírá!

  14. Olá,
    Precisa de um Empréstimo?
    Precisa de um Empréstimo pesonal?
    Precisa de um arranque de uma nova vida?
    Precisa de um Empréstimo para o seu negócio?
    Precisa de empréstimos garantidos e não garantidos?

    Em seguida, contacte o Sr. Rudi Hiber um certificado Empréstimo emprestador que pode lhe oferecer empréstimos vai este endereço: europeanfinance@live.com

    Você pode contatá-lo através telephon nubmer: +4470359 96848

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *