Euribor a seis meses abaixo dos 4,4% (act.)

Há cerca de um mês que as taxas euribor estão a queda consecutiva. A Euribor a seis meses, por exemplo, caiu mais de 1 ponto percentual desde 10 de Outubro de 2008. O aval concertado dos governos às instituições financeiras desbloqueou claramente o mercado monetário interbancário, permitindo que os bancos voltassem a emprestar dinheiro entre si com maior confiança e, consequentemente, exigindo um menor prémio de risco que se vinha reflectindo nas taxas de juros praticadas.

Em Portugal, fruto da predominância do indexamento à Euribor de maior parte dos créditos prestados pela banca, o reflexo nos valores das prestações far-se-á sentir de forma particularmente significativa ao longo dos próximos meses, do mesmo modo que se sentiu a subida anterior. Nesta caso, a desgraça global, produziu um alinhamento de objectivos com a nossa desgraça local, estando a política monetária comunitária agora bem mais simpática para os devedores portugueses.

Fica uma nota: que tal daqui a mais uns mesitos, quando a Euribor estiver mais próxima dos 3% (ou um pouco menos) conforme se prevê, espreitar o que é que as Instituições Financeiras oferecem em termos de taxa fixa? Se não faz ideia de se livrar do seu empréstimo na próxima década, poderá fazer sentido abandonar o indexante variável que é a Euribor e defender-se das, por vezes, brutais oscilações, assegurando uma prestação estável a um preço médio comportável. Mesmo hoje, é evidente que as taxas fixas já estão a descer, veja-se o exemplo da CGD . Ainda assim, recomenda-se esperar mais uns meses, como disse, pelo momento ideal para um renegociação. Voltaremos ao assunto.

Ficam os dados acabados de sair (Fonte: BS Markets):

Euribor 1 Mes 3,954   
Euribor 2 Meses 4,274   
Euribor 3 Meses 4,343   
Euribor 6 Meses 4,399   
Euribor 12 Meses 4,458 

2 comentários

  1. A taxa fixa no dia de hoje a 2 anos no Barclays está a 3,566% e no BES a 3,681%.
    Ambas indexadas á SWAP.
    Tiveram uma descida de quase 0,1% nos últimos 6 dias.
    Taxas só acessíveis através de simulação.
    Ou segundo dizem, no site da reuters.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *