A hora muda no Domingo. Porquê?

Via “Sol” – ironia, ironia – chego ao que suponho ser o preâmbulo do Diário da Republica onde se justifica a mudança da hora, reza assim:
“facilitar os transportes e as comunicações e assim contribuir para o pleno funcionamento do mercado interno”.

Porque muda a hora? Pela Economia e pelas Finanças, está bom de ver! Uma questão de energia.

É já no domingo onde a 1h00 passa a 2h00.

4 comentários

  1. Se isso está no preâmbulo é porque não tinham mais nada para inventar. Quando Cavaco silva foi primeiro-ministro e cessou a mudança de hora, a justificação era exactamente a mesma.

  2. A origem é mesmo essa: economia de energia. Tudo começou com Benjamim Franklin em Paris (quando lá foi Embaixador do EUA a seguir à revolução Americana).

    É ver a história por exemplo aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Daylight_saving_time

    Hoje, também pela evolução e desenvolvimento humano, existem efeitos nefastos dessa opção. Mas a cada nação cabe fazer a análise custo-beneficio dessa escolha, não se baseando num só critério…

    PS Se a justificação se mantém, não percebo qual a contradição em a declarar no preâmbulo; quanto há justificação ser a mesma em opções opostas, só revela que se tinha um entendimento diferente de causa-efeito para a desejada justificação; nada de mais natural em ciência… por muito que nos custe no dia a dia a entender. É assim que “o mundo pula e avança”.

  3. PS Se a justificação se mantém, não percebo qual a contradição em a declarar no preâmbulo; quanto à justificação ser a mesma em opções opostas, só revela que se tinha um entendimento diferente de causa-efeito para a desejada justificação; nada de mais natural em ciência… por muito que nos custe no dia a dia a entender. É assim que “o mundo pula e avança”.

  4. porquê mudar a hora no verão, por exemplo se no inverno temos menos uma hora
    porque não trocar …
    por exemplo
    no inverno em vez de ser 1 hora porque não é 2 horas
    e no verão se 2 horas porque não é 1 hora
    porque não atrasar uma hora no verão e dientar uma hora no inverno …
    assim as crianças não seriam há noite das escolas .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *