PIB na Zona Euro cresce 0,4% no quarto trimestre de 2007

Economia IIO Eurostat acaba de divulgar a folha síntese com as primeiras estimativas de crescimento do PIB relativo ao 4º trimestre de 2007.

A economia portuguesa e na sequência do artigo anterior, surge em convergência no trimestre, tendo crescido mais (0,7%) do que o conjunto dos 13 países da zona euro (0,4%) ainda que em termos homólogos, Portugal volte a distanciar-se crescendo apenas 2,0% contra os 2,3% da zona euro.

O dado mais significativo para apurar da convergência ou divergência da economia nacional face aos nossos parceiros é contudo a comparação das médias anuais e aí não há dúvidas possíveis: Portugal terá crescido 1,9% em 2007 quando na área euro esse crescimento foi de 2,7% (2,9% no conjuntos dos 27 países).

Para melhor perceber o que se está a passar, nomeadamente espreitando quem está a manter o ritmo, quem está a acelerar e com já vai abrandando o crescimento, o melhor mesmo é consultar a folha resumo (em inglês) da publicação do Eurostat:”Flash estimates for the fourth quarter of 2007″.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *