Suplemento de Economia do Diário de Notícias acaba sexta-feira

Suplemento de Economia do Diário de Notícias acaba sexta-feira. Na minha opinião, o melhor que a anterior direcção do Diário de Notícias fez foi o suplemento de Economia de Segunda a Sexta.

Com frequente regularidade e por via de uma equipa de jornalistas em que pontuavam (para mim) algumas revelações do jornalismo económico (recordo por exemplo Sérgio Anibal que entretanto se mudou recentemente para o Público), o Diário de Notícias conseguia rivalizar com a imprensa especializada apresentando matérias interessante (nem sempre as mais evidentes) analisadas com rigor.

Comprar um jornal de referência por menos de 90 cêntimos com um suplemento de Economia razoável parece-me ter tornado o DN mais aEconomia do Diário de Notíciastraente em termos comerciais. Depois terá havido outros erros noutras áreas e alguma perda de gás face ao momento inicial, tendo ficado por  rentabilizar a plêiade de jornalistas que foram contratados. Mas esta já é outra conversa externa ao suplemento económico.

Entre as primeiras medidas visíveis da nova Direcção de João Marcelino conta-se esta que faz hoje notícia na Imprensa: o suplemento de Economia vai acabar no final desta semana.

Há sempre que dar o benefício da dúvida, mas espero sinceramente que resulte de mais qualquer coisa do que um simples exercício de apagar a memória recente. Esta área do jornal parecer-me-ia a última das preocupações que deviam ocupar a nova Direcção. Aliás, motivou uma das mais importantes “vitórias” dos últimos anos face ao seu directo rival que também se envolveu com um experimentalismo nesta área com os resultados que se virão – retrocedendo agora para o renascimento de um suplemento de economia. Custa portanto a perceber esta medida. A menos que haja alguma política pelo meio. Há que reconhecer que muita da opinião que por lá se publicava era largamente amigável ao actual governo. Deita-se fora o menino com a água do banho?

Esperemos! Entretanto, jornais de referência que me caiam no goto só fora de portas. Essa é que é essa.

Nota final: a outra coisa boa equiparável que se fez no DN nos últimos anos foi o suplemento “Sexta” – ainda que com menos valor acrescentado porque à custa de um outro excelente projecto que era o DNA. Anyway, será o próximo a abater? Aceitam-se apostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *