Sinais mistos quanto à confiança dos empresários e consumidores

Sinais mistos quanto à confiança dos empresários e consumidores:

” (…) Em Janeiro, o Indicador de Clima voltou a agravar-se, prolongando a interrupção da tendência ascendente que se registava desde Outubro de 2005.

Na Indústria Transformadora, o indicador de confiança recuperou, evolução que parece inserir-se numa tendência positiva, apesar do movimento oscilatório dos últimos meses. Nos Serviços, o indicador de confiança melhorou ligeiramente, mantendo-se no patamar mais elevado dos últimos anos. No Comércio, o indicador de confiança prolongou o movimento desfavorável iniciado em Novembro, após ter registado em Outubro o máximo dos dois anos anteriores, embora sem que se tivesse observado valores acima da média da série. Ao contrário do sucedido em Dezembro, no mês de referência a degradação foi comum ao Comércio por Grosso e ao Comércio a Retalho. Na Construção e Obras Públicas, o indicador de confiança apresentou a situação menos negativa dos últimos oito meses, após ter apresentado em Dezembro o valor mínimo dos três anos anteriores.

Em Janeiro o indicador de confiança dos Consumidores deteriorou-se tenuemente, não retomando a tendência de recuperação verificada entre Fevereiro e Outubro. (…)”

Mais detalhes em www.ine.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *