Recessão de 2003 aferida pelo PIB não foi tão intensa quanto havia sido antecipado

Recessão de 2003 aferida pelo PIB não foi tão intensa quanto havia sido antecipado:

No quadro da elaboração de Contas Nacionais em base 2000, o INE disponibiliza os dados definitivos referentes 2003, substituindo a informação provisória, e agregada, divulgada em Março de 2006. Os dados agora divulgados decorrem do tratamento de informação de base mais completa e abrangente, apresentando tambémum maior nível de detalhe. As contas nacionais definitivas de 2003 estão disponíveis no site do INE (aqui). 

Produto Interno Bruto (PIB) português foi 138 582 milhões de Euros em 2003, a que correspondeu um crescimento nominal de 2,3%, uma variação negativa em volume de -0,8% e um deflator de 3,2%. Estes valores apresentam um desempenho menos desfavorável face aos resultados provisórios anteriormente estimados (respectivamente 1,5%, -1,2% e 2,8%).

Como se pode observar no Quadro 1 [ver destaque], para a revisão em alta do valor nominal do PIB e da respectiva taxa de variação, contribuíram o crescimento mais dinâmico do que o anteriormente estimado da Despesa de Consumo Final das Administrações Públicas (3,6% face aos anteriores 1,8%), o desempenho menos desfavorável da Formação Bruta de Capital (-7,2% face à estimativa anterior de -8,2%), apesar do contributo negativo da variação de existências, e o crescimento das Exportações de 2,4%, que compara com a estimativa anterior de 1,8%.(…)

Recessão de 2003Mais detalhes no destaque do INE.

2 comentários

  1. MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixar uma resposta