Poder de Compra em Portugal vale 75% do valor médio apurado para a UE a 27

"GDP per inhabitant varied from one to more than even across the EU27 Member States" é este o título do destaque noticioso feito no final da tarde pelo Eurostat. É ainda uma estimativa preliminar para 2006 e a comparação com o passado é difícil atendendo às alterações de composição da União Europeia. Fica o nível que é em si significativo.

Para uma análise cronológica há já um dos elementos da fracção disponíveis: o deflator, as famosas Paridades de Poder de Compra. Poderá encontrá-las neste ficheiro com dados desde 1980 disponibilizado pela OCDE. 

3 comentários

  1. Caro Rui,
    a sua indicação pode induzir em erro os leitores, como sabe o PPC depende da entidade que está a efectuar os dados. No caso de comparabilidade, o EUROSTAT utiliza como média a UE27=100, e a OCDE “apenas” faz a conversão cambial para dólares. Os dois tendem a ter um cabaz de referência, mas cujo objectivo não é idêntico. Concordo com o facto de desta forma não termos uma análise cronológica, apenas podemos comparar horizontalmente, entre países.
    O que interessaria era ver que Portugal está posicionado na 19ª posição, abaixo de todos os países da ex-UE15 e mais 4 novos estados membros. Além disso, países referência como a Espanha está nos 102, e a Grécia nos 89.
    Em suma, continuamos mal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *