Pedido de desculpas aos leitores

Perante uma acusação de plágio aqui deixada por um leitor anónimo a alguns textos publicados pelo Pedro Branco Gomes, tentei averiguar da sustentabilidade de tais acusações. Tal não me tendo sido possível numa primeira fase inquiri directamente o Pedro para que este apresentasse a sua defesa. Posteriormente foram-me cedidos alguns documentos da autoria do alegado plagiado (o departamento de Research do Millenium BCP) que só estão acessíveis a clientes do banco (não são visíveis por via de um qualquer motor de busca na net).

O confronto directo entre os textos do Pedro e as análises do Millenium depressa me permitiu concluir da razoabilidade das acusações pelo que de imediato removi todos os contributos aqui publicados pelo Pedro, informando-o igualmente de que cessou a título definitivo a sua colaboração com o Economia e Finanças.

Se é bem verdade que cada um dos colaboradores é integralmente responsável por tudo o que aqui escreve e publica, não é menos verdade que enquanto fundador deste blogue que aceitou a colaboração do Pedro Branco Gomes assumo uma responsabilidade acrescida. Usei assim as minhas permissões de administrador para minimizar, na medida do possível, a inaceitável situação criada, aproveitando para pedir públicas desculpas à equipa do Millenium BCP que viu o seu trabalho ser abusivamente utilizado.

Como é evidente este tipo de comportamentos não serão nunca tolerados, muito menos acarinhados por mim.

Rui Cerdeira Branco

9 comentários

  1. Muito me alegro de ver que por fim, foram tomadas medidas contra um plágio já há à tanto praticado e que me irritava solenemente, para quem gostava dos artigos que aqui eram plagiados deixo a dica que podem ser consultados através do millenniumbcp.pt na área de bolsa, através da fantástica newsletter de investimentos do Millennium bcp.

  2. Caro writer,

    Como compreenderá, o Economia & Finanças trata-se de um blog, sem redacção ou responsável editorial, que se baseia num conjunto de pessoas que se dispõem a colaborar e que se responsabilizam pessoalmente pelo que escrevem.

    Se há muito que esta situação o incomodava, só lhe posso dizer que devia ter deixado o alerta mais cedo, preferencialmente utilizando o mail disponível na página principal.

    Cumprimentos,

  3. O enriquecimento do conhecimento financeiro e até para cultura geral, para quem não está inserido neste meio (vulgo, para quem tem outras preocupações na sociedade) é de louvar.
    É certo que a fantástica newsletter de investimentos do Millennium bcp agora tão badalada (será publicidade gratuita à OPA), é alimentada somente por pessoas sobredotadas que não recolhem informação em mais parte nenhuma, sendo auto suficientes e prescindindo de fontes estatais e privadas tão bem conhecidas por todos.
    Não quero com isto defender ninguém, no entanto, também não sou cliente do dito, impune e arrogante Millennium bcp, o qual inibe a divulgação da sua informação e ameaça com advogados, mantendo-se no anonimato.
    Força Pedro, para a próxima descodifica e compõe a tua informação, tenho pena que te tenham inibido o acesso.

  4. Decapitação de Informação

    Para encerrar definitivamente este assunto, vos digo que todos os textos por mim publicados são da minha e só minha responsabilidade, para o bem e para o mal, desmarcando toda a equipa editorial desta deturpação e irreverência contextual.
    Para todos os stakeholders e principalmente para o Rui, lamento que o meu entusiasmo na divulgação para bem de todos, de pequenos excertos de comentários sem assinatura, recolhidos junto de uma determinada Instituição a qual informa na própria newsletter, que:
    “A informação contida nesta Newsletter, tem carácter meramente informativo, sendo divulgada aos seus destinatários, como mera ferramenta auxiliar, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer acção ou omissão, nem sustentar qualquer operação, nem ainda substituir qualquer julgamento próprio dos seus destinatários, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos actos e omissões que pratiquem. Assim, e apesar de considerar que o conjunto de informações contidas nesta Newsletter foi obtido junto de fontes consideradas fiáveis, nada obsta que aquelas possam, a qualquer momento e sem aviso prévio, ser alteradas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *