Pague o Imposto Automóvel no mês em que o seu carro faz anos (actualizado)

Pague o Imposto Automóvel no mês em que o seu carro faz anos. O (novo) Imposto Único de Circulação (IUC) que substituiu em Julho passado o Imposto Automóvel, passará a ser pago preferencialmente pela página de declarações electrónicas do Ministério das Finanças (sendo a única opção no caso de veículos detidos por empresas). O pagamento do imposto passará a ser devido na data de aniversário constante na matrícula do automóvel. Ou seja, não existirá um período de pagamento comum como até aqui. Adicionalmente, desaparecerá o selo que se afixava no veículo devendo o condutor juntar aos documentos cuja apresentação é exigível pelas autoridades, o comprovativo de pagamento do IUC.

Entretanto, a partir de 1 de Janeiro haverá nova alteração do peso relativo das componentes que formam o imposto reforçando-se o carater penalizador para os veículos mais poluentes. Sobre este assunto consulte: “Simulador do Imposto sobre Veículos 2008“.

ADENDA (15 de Fevereiro de 2008): Segundo notícia recente o prazo de pagamento dos veículos com matrícula de Janeiro foi alargado até 25 de Fevereiro.

59 comentários

  1. Exmo Srs.
    Vanho por este meio pedir ajuda, eu tanho em Volkswagen Golf de 02 2001 gostaria de saber o preço do imposto e como posso pagar pela net.
    Sem mais assunto e obrigado pela vossa atensão

  2. Se já estiver a pagamento deverá ver essa indicação quando entrar na sua conta pessoal na página das declarações electrónicas (veja a ligação que está no texto do artigo). Se ainda não tiver password de acesso às declarações electrónicas o pedido faz-se no mesmo sítio.

  3. GOSTARIA QUE FACULTASEM-ME O ENDEREÇO DA PAGINA ONDE PODEREI ENCONTRAR TUDO QUE DIGA RESPEITO AO NOVO IMPOSTO SOBRE VAICULOS (ANTIGO SELO).

  4. Boas noites… tenho um carro de julho de 2003 importado,
    o carro tem matricula do dia 3 de janeiro e é um smart de 799 cm cubicos e tem 90g/km de co2 qual o selo que irei pagar quando estiver registado no meu nome o carro ? agradecia resposta de alguem que me pode-se ajudar…

  5. Boas noites… tenho um carro de julho de 2003 importado,
    o carro tem matricula do dia 3 de janeiro e é um smart de 799 cm cúbicos e tem 90g/km de co2 qual o selo que irei pagar quando estiver registado no meu nome o carro ? agradecia resposta de alguém que me pode-se ajudar… arcanjofz@gmail.com

  6. Boas…
    eu possuo um veiculo ligeiro comercial (2 lugares), costumo pagar o imposto de circulação e camionagem que me é enviado para casa todos os anos. O envio deste imposto ao propriatário mantem-se ou existe alguma alterarção neste caso?

  7. ola,tenho um veiculo a gasóleo de caixa aberta,gostaria de saber se tenho que comprar o selo nas finanças ou mandm para casa?

  8. >…tenho um carro de julho de 2003 importado,
    o carro tem matricula do dia 3 de janeiro…

    Neste caso (veículo importado) paga-se o imposto no mês de Janeiro (aniversário) ou no mês de Julho (matrícula)?

  9. Exmo Srs…
    Eu gostaria que me informassem como pagar o novo imposto automóvel.
    Até Junho recebia carta em casa para pagar (das finanças), tenho um automóvel ligeiro de mercadorias e um outro automóvel ligeiro de passageiros, ambos a Diesel.
    Obrigada pela atenção e gostaria que me explicassem, para o meu e-mail, a nova lei para fazer esse processo.

  10. exmos senhores, tenho um carro no site das finanças em meu nome, no entanto o carro foi vendido à 8 anos atrás, como proceder para anular o registo do veiculo?
    obrigado

  11. Pretendia pagar o IUC na página electrónica do Ministério das Finanças. A primeira vez que tento entrar, nem sequer consigo, pois logo a senha é recusada…Que senha se pretende? Onde está essa informação? Não é a mesma senha do IRS? A senha é uma combinação de letras maiúsculas com números?
    Tem 11 ou 12 caracteres? Onde estão as instruções?
    Serei só eu a ter tantas dificuldades e dúvidas?

  12. José, a password de acesso é sempre a mesma seja para oIRS ou para o IUC. O acesso faz-se sempre pelo site de Declarações Electrónicas das Finanças. Consegue entrar por exemplo para consultar o seu IRS? Se sim é só ir à área do IUC para “netregar” o pagamento.

  13. por falecimento do dono de um carro, e a situaçâo de partilhas ainda nao esta resovida como e que eide comprar o selo para o carro, será obrigatorio ir as finanças ou á maneira de o fazer através da net que seria mais facil.
    obrigado

  14. O meu automóvel teve uma matrícula alemã com data de 06/06/1991 e em Portugal a data da matrícula é de 11/05/2000, gostava de saber em qual das datas devo pagar o imposto

    Mário Martins

  15. BOAS
    PRETENDO SABER COMO POSSO VER NO SITE DAS FINANCAS VISTO K JA LA ESTIVE E DIZ K NAO POSSO ACEDER OU HA OUTRA MANEIRA
    OUTRA QUESTAO PRETENDO SABER O NOME OU A MORADA DE UM CARRO HA ALGUM SITE NA NET K POSSA VER ISSO
    OBRIGADO

  16. tenho 2 carros em meu nome e que estou a ózefruir,
    tive cunhecimento que tenho mais 2 carros em meu nome, provavelmente que eu tenha vindido e que o novo proprietario não tenha passado para seu mome, como devo pruceder? agradeço que me ajudem.

  17. boas tenho uma duvida e preciso de uma resposta. o selo do imposto automovel tem de ser comprado no dia da matricula do carro ou no mes da matricola? agradecia uma resposta. obrigado

  18. boa tarde gostava de saber se se paga alguma multa se comprar o selo do imposto automovel passados 1 ou 2 dias depois do prazo

  19. boa tarde

    Adquiri agora uma viatura, mas o antigo dono apesar de ja ter pago o imposto nao tem o comprovativo. Posso pedir segunda via ou posso circular com a viatura sem o respetivo documento??

    O que devo fazer?

    Cumprimentos

    Joao marques

  20. Boa noite.O meu carro teve matricula alemã em 23 de setembro e matricula portuguesa em 30 de novembro. Hoje foi adquirir o documento do imposto automovel e foi impossivel pois foi impossivel pois ainda falta mais de dois meses, mas foi me dito que a inspeção tem que ser feita este mês. Qual é o motivo da matricula alemã para a inspeçao e a matricula portuguesa para o imposto? A POLICIA ESTÁ DEVIDAMENTE INFORMADA DESTA SEPARAÇÃO DAS DATAS? Obrigada e fico a aguardar uma resposta vossa.

  21. Boas,
    Pretendo saber se um veículo ligeiro comercial a diesel, que têm data de registo de Setembro de 1995, fica a aguardar pela carta de pagamento do IUC na respectiva morada do proprietário??
    Obrigado.

  22. Boa tarde.
    Em Junho 2008 adquiri um carro de Março do mesmo ano,mas só agora é que o stand me entregou o comprovativo do imposto único de circulação (o antigo selo)pedindo-me 102€ para o efeito. A minha dúvida é o seguinte: terei eu de pagar esta quantia, uma vez que o carro é de Março e eu só o comprei em Junho?
    Obrigada.

  23. Boas, comprei um carro em Dezembro que não trazia comprovativo de pagamento do iuv, o carro é de Outubro. Caso o antigo proprietario não tenha pago o imposto como proceder? E se pagou como posso pedir um 2º comprovativo de pagamento?

  24. tenho um carro comprado em outubro de 2008, necessito do selo do imposto automovel ou sou insento o primeiro ano ?

  25. comprei carro em agosto 2008(volkswagen 1900tdi 2004).como estou ausente de portugal por motivos de trabalho,e nao utilizo o meu carro,nao comprei o selo automovel.soube por terceiros que a lei mudou,e que posso ser punido pela falta deste imposto em dia.gostaria de saber qual a penalidade a que estou sujeito,e como por a situaçao regularizada,via net se possivel.
    obrigado.

  26. Ao pretender liquidar o IUC duma viatura que possuo há 11 anos, devido em Janeiro, constato, depois de muitos telefonemas e contactos pessoais, que a matricula foi cancelada por “Falta de registo de Propriedade”, claramente erro do IMTT, pois tenho tudo em ordem. Já fiz a reclamação para o IMTT, mas o problema ainda não foi eliminado. Quando o problema for eliminado, vou ser penalizado quando pretender pagar o IUC?

  27. A lei diz que o prazo para pagar o IUC termina no dia do registo do veículo…
    Terá de ir a uma Repartição de Finanças de sua área e assim de certo que regula a situação…
    Aqui terá toda a informação…
    Se estivesse em dia poderia regularizar pela “net”… (no site das finanças com a devida senha)

    Um Abraço…

  28. No ano passado esqueci-me de pagar o IUC!
    Agora não aparece nada para pagar nas declarações electrõnicas…

    Que poderei fazer?
    Será muito grave?
    Como posso pagar o do ano passado?
    Quanto será a multa?

  29. Boa tarde
    o meu carro é de abril
    gostava de saber como posso comprar
    o selo pela net
    Sem outro assunto
    muito obrigada

  30. Boa noite . Tenho um Carro de Fevereiro e outro de Junho.Gostaria de saber até quando posso comprar os selos respectivos e como fazer o pagam ento pela net. Sem outro assunto Muito obrigado Aldemiro Pires

  31. Boas, tenho um veiculo de 06/2002 importado para portugal em 02/2009 e gostaria de saber se tenho que pagar o IUC em que altura?
    Obrigado

  32. estou cumprimentando:
    gostaria de ser mais esclarecido, sobre o selo do carro gasóleo,92-03-ZI,12-04,e que forma, entrar no site de finanças,
    obrigado
    jose helio

  33. Boas, adqueri um veiculo no dia 12 de Maio 2009,com a data da matricula de 31-03-2000 sabendo que o antigo proprietário e o stand não pagou o imposto de circulação, queria saber como poderei faze-lo sem pagar a multa dos 15.00€ e se poderei faze-lo com os papeis provisórios carimbados do stand. Poderei circular sem esse documento, sem ter problemas com a força de segurança

    Sem outro assunto, com os melhores cumprimentos…

    Gabriela Graça

  34. Bom Dia.
    comprei carro novo em Abril de 2009 precisava de saber quando devo pagar o imposto de circulação. Se só no ano seguinte quando completar 1 ano ou antecipadamente.
    Sem outro assunto;os melhores comprimentos.
    Sandra Almeida

  35. devia ter paga o imposto automovel em fevereiro,mas nunca mais me lembrei,sera que irei pagar multa? o que fazer?

  36. olá boa tarde.
    há coisa de um ano comprei um rover(eu nao tenho carta de condução) foi apenas para o meu companheiro me poder levar e buscar ao trabalho.
    mas este numa desavença da nossa parte vendeu o carro a um rapaz de etnia cigana e eu ainde tive que passar a declaração de compra/ venda mesmo obrigada e o rapaz não me deixou ir com ele para passar o carro para o nome dele e garantiu-me que me trazia uma cópia qualker na altura.
    ao certo ele nunca mais apareceu lá em casa com a tal cópia e pelo que ouvi dizer esse teve um grande acidente e o carro acabou por ir para o ferro velho. como não era eu que tratava dos pagamentos e sim o meu companheiro eu nao sei se o tal rapaz chegou a passar o carro para o nome dele ou se deu baixa do carro. como devo fazer?
    é que estou preocupada com esta situaçao e tenho medo de vir a ter que pagar uma grande multa.
    agradeço a compreensão e aguardo uma rsp.

  37. ola, comprei um automovel usado, e o documento do imposto unico de circulaçao diz: este documento só é valido quando acompanhado pelo comprovativo do pagamento… e nao nao vinha esse comprovativo, como posso saber se o imposto unico de circulaçao se encontra pago? é possi vel ver na net? aguardo resposta, cmpts

  38. ja tenho a respsta á pergunta que tinha feito anteriormente.
    para quem tenha o mesmo problema, aqui fica a resposta:
    fui ás finanças e la informaram que o imposto se encontrava pago.
    por isso o melhor é ir ás finanças, que la nos informam…
    e tambem me disseram que nem somos mesmo obrigados fazermonos de acompanhar do comprovativo de pagamento do imposto unico de circulaçao, pois a autoridade ja nem fiscaliza isso, pois se nao temos o imposto em dia as proprias finanças se encarregam de nos mandar a multa…

    cmpts

  39. Bom dia ao verificar hoje os documentos da minha carrinha, tenho duvidas, se é que paguei o imposto de 2010, porque não encontro o comprovante.
    Como hoje em dia os problemas a resolver são cada vez mais, atribuídos a cada um de nós, seres humanos, seria de toda a conveniência que: As Finanças introduzissem, no sistema um alarme que emitia, para cada contribuinte um e-mail alertando a data do pagamento do imposto a pagar, possivelmente até já introduzido no formato, o documento a pagar.
    Penso que não será difícil, e todos ficamos a ganhar, Finanças e contribuintes.
    Muito obrigada pela atenção
    APalma

  40. Comprei um carro novo em 30 /11/ 2007 e como pensei que estava isento ao pagamento do IUC de 2007 só comecei a pagar em 2008,2009, 2010.

    Hoje recebi das Finanças um documento exigindo o pagamento de 100 euros relativo ao IUC de 2007.
    Devo pagar?
    Desde ja o meo obrigado

  41. Tenho um automóvel com a matrícula de Janeiro de 2011. Só tenho que pagar o Imposto Único de Circulação em Janeiro de 2012, não é verdade?

  42. Boa tarde

    O meu veiculo tem a matricula do mês de novembro, visto ter tido um acidente agora no presente mês no qual o meu veiculo ficou como perda total e posteriormente irei dar baixa da matricula, pergunto se tenho que comprar o IUC de 2012?

    Agradeço a vossa resposta.

    Obrigada

    Ana Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *