Novos dados sobre Comércio Externo – Abril e Maio de 2007

Ontem o INE divulgou a informação mais recente sobre o Comércio Internacional relativa até Abril, bem como os dados mais recentes específicos para o Comércio Extra-comunitário que incluem já o mês de Maio.

O cenário global mantêm-se quanto ao ritmo de crescimento acumulado ao longo do ano ser claramente maior nas exportações do que nas importações. Contudo, sublinho um aspecto que não vi ainda referido na imprensa que consultei: os dados relativos especificamente ao mês de Abril sobre o Comércio Intracomunitário e os dados do mês de Maio para o Comércio Extracomunitário apresentam um comportamento que já não se registava há largos meses, em ambos os casos o ritmo de crescimento mensal das importações superou claramente o das exportações.

Tratar-se-á de uma excepção que confirma a regra? Estaremos perante um reforço do investimento para aumentar a capacidade produtiva? Ou a explicação advirá mais de um reforço do consumo privado? A análise detalhada dos dados e, fundamentalmente, a informação relativa aos próximos meses permitirão esclarecer estas questões. Para já fica a nota de que convém estar alerta pois podemos estar perante os primeiros sinais de uma mudança importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *