National Statistics Online

Se admitirmos que inveja pode não implicar retirar aos outros mas antes ter também, então invejamos claramente a qualidade da página do National Statistics Office da Grã-Bretanha. Não só o volume de informação deste National Statistics Online é assombroso (com informação cronológica para várias décadas) como a navegação pelo site é praticamente irrepreensível para utilizadores com níveis diferentes de conhecimento de estatística e com os mais variados interesses e necessidades.

Limpinho (sem roupagens espalhafatosas), simples (designações intuitivas, baseadas em links directos), pedagógico (os principais conceitos são sugeridos automaticamente), generoso (no volume de informação disponibilizado), versátil (nas opções de acesso à informação, nos downloads e na compatibilidade com os principais browsers), inteligente (com oferta de sugestões standard acertadas, para complementar uma leitura específica), sintético, transparente (muita meta informação disponível) e, desconfio que, relativamente fácil de manter e de actualizar. Acrescentaria apenas que talvez haja algum trabalho de Search Engine Optimization (SEO) a fazer nesta página do NSO britânico… Nomeadamente ao nível da designação das ligações. Aí poderiam aprendar algo com o colegas alemães do Destatis.

A forma e o conteúdo das páginas on-line dos Institutos Nacionais de Estatística reflectem a política de divulgação de dados em vigor em cada país, mas reflectem também (e/ou poderão condicionar positiva ou negativamente) a organização interna, o âmbito, detalhe e, em última análise, a utilidade e qualidade do trabalho aí realizados. A presença na web há muito que deixou de ser um detalhe, particularmente para organizações que têm por fito veicular informação. Talvez por cá também estejam para breve novidades nesta área.

Deixar uma resposta