Monopólio dual na distribuição de publicações periódicas

Monopólio dual na distribuição de publicações periódicas. Ao cuidado da Autoridade da Concorrência, lê-se n’O Diário de um Quiosque:

“Em Portugal há duas (e só duas) empresas distribuidoras de jornais e revistas. A empresa X distribui o jornal A e B. A empresa Y distribui o jornal C e D. Como não estou satisfeito com a distribuição do jornal A efectuada pela empresa X, resolvi pedir à empresa Y que me fizesse esse serviço. “Não distribuimos esse jornal“, diz-me a empresa Y.

É assim mesmo. Cá funciona assim: não há uma única publicação que seja distribuída pelas duas empresas.
Repito: uma única! (…)”

E já é assim há uns anitos. Se a memória não me falha estamos a falar da VASP e da Logista (ex- Midesa).

6 comentários

  1. a Vasp é o pior serviço de distribuiçao de publicações… que pena é todos que trabalham com eles tenham medo de falarem mal, pois alguns sao o meio de subsistencia e a Vasp obriga a venda de 86€uros por semana ameaçando deixar de fornecer, mas isto nao é mais grave, grave sao as sobras que se extraviam diariamente e que nao sao creditadas depois de pedido de correcção, A VASP GANHA MAIS COM OS ERROS QUE COMETE NA CONFERENCIA DAS SOBRAS DOS SEUS AGENTES QUE PROPRIAMENTE COM AS PUBLICAçÕES VENDIDAS, PROVAVELMENTE SERAM 10% do VALOR TOTAL DAS RECEITAS… obrigado… se acharem relevante confirmem isso em kualker loja ou quiosque que venda produtos da VASP

  2. Concordo plenamente. Aliás em 3 meses de funcionamento da minha loja não houve semana em que não tivéssemos uma discussão por dia. Não enviam os produtos, debitam o que não enviam e o que devolvemos e ainda ameaçam que não vendemos o suficiente….São giros! Se alguém quiser fazer uma associação, estou disponivel. O meu nome é Ana e o mail é ocucas@gmail.com. Talvez unidos consigamos vencê-los, não?

  3. Também me queixo do mesmo
    Já fizeram contas aos telefonemas, faxes, e à perda de tempo a devolver sem enganos e sem sabermos quantos volumes recebemos para haver a certeza do que recebemos?
    Há muito mais razões para queixas isto e só uma pequena amostra

  4. Caros amigos, também estou de acordo com os vossos comentários…
    A VASP é o pior serviço de distribuiçao de publicações sim e também são uns grandes ladroes, todas as semanas me roubam, eu devolvo o material e eles dizem que não, (exemplo: devolvo 5 artigos e eles dizem que que só devolvi 4)(entregam 4 e eles dizem que entregam 5), mas o estranho é que nunca enviam a mais… Eu acerto no pagamento e eles ameaçam que cortam o fornecimento. Caros amigos será que não existe um maluco que acabe com esta vergonha…

  5. Com tantos qiosques espalhados pelo pais, e em face da presenca de monopolio nesta industria, julgo que facilmente haveria lugar a criacao em 1o lugar de uma associacao que defenda os interesses dos logistas, e em segunda lugar abre espaco para a procura e criacao de alternativas.

    Como nao sou do ramo, pergunto se existe alguma associacao neste momento?

    Outra observacao que julgo ser interessante, e que a VASP nao da resposta aqui a este tipo de reclamacaoes. Eventualmente nao existe mesmo explicacao para este tipo de eventos, a nao ser mesmo pratica comum da empresa facturar a mais e recusar o maximo de devolucoes.

    Sugiro que quando e o caso, facam mencao nas redes sociais por forma a expor o problema a outros logistas e promover a divulgacao.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *