Ir ao Forum, apreciar a Dolce Vita, escalar as Sierras… tudo no Centro Comercial Portugal

Uma das estatística nacionais que me tem deixado sucessivamente perplexo ao longo dos últimos anos é a que apura a superfície comercial com projectos de edificação autorizados para o futuro próximo. Uma estatística aparentemente imune aos ciclos económicos… A cada novo ano os metros quadrados adicionais mantêm-se em níveis muito expressivos contribuindo para fomentar uma ideia cada vez mais adequada de que vivemos num imenso centro comercial.

Nas grandes cidades, a publicidade no espaço público e a profusão de oferta comercial são já parte da paisagem, nas médias cidades o investimento tem sido muito significativo nos últimos anos. Mas pelas últimas notícias os mega-investimentos manter-se-ão mesmo em espaços aparentemente saturados (Dolce Vita Tejo, Amorim/Jerónimo Martins, Amadora) ou bem servidos (Palácio do Gelo em Viseu da Visabeira).

Hoje, no Diário Económico, encontramos uma estatística adicional para relativizar a coisa:

” (…) Actualmente, em Portugal, a área bruta locável por mil habitantes está ligeiramente acima da média europeia dos 25 Estados membros, situando-se nos 195,2 metros quadrados, contra 181,5 metros quadrados da média da UE.

No entanto, como referem os dados da APCC, quando é tida em conta a média dos 15 países europeus mais desenvolvidos, o índice verificado em Portugal está abaixo da área comercial locável média por mil habitantes, que é de 212,9 metros quadrados. (…)”

Pela amostra, se “queremos ser desenvolvidos” ainda temos mais qualquer coisa por onde aumentar a capacidade instalada até atingirmos a média europeia, a 15. Um objectivo que, a avaliar por esta outra notícia recente da Agência Financeira – “Vêm aí 25 novos centros comerciais e mais 7 retail parks” – deve ter sucesso garantido dentro em breve.

Ir ao Forum, apreciar a Dolce Vita, escalar as Sierras… tudo no Centro Comercial Portugal.

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *