Inflação – variação média anual desce para os 2,9% em Março

O INE informa:

“(…) Em Março, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 2,3%, uma décima de ponto percentual inferior ao valor observado em Fevereiro de 2007.
O índice total excepto produtos alimentares não transformados e energéticos apresentou uma taxa de variação homóloga de 1,9%, situando-se quatro décimas de ponto percentual abaixo do valor registado pelo IPC.
O IPC apresentou uma variação mensal de 1,2%, uma décima de ponto percentual inferior à observada em Março de 2006. A variação média dos últimos doze meses do índice geral diminuiu uma décima de ponto percentual, situando-se em 2,9%.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação de 2,4% face a Março do ano anterior. O IHPC observou uma evolução mensal 1,3% entre Fevereiro e Março de 2007. A taxa de variação média dos últimos doze meses diminuiu para 2,9%.(…)”

Boas notícias. Particularmente boas se atendermos a que nos estamos a aproximar da média da Zona Euro onde a variação média anual se fixou nos 2,1%. Pelo menos aqui estamos finalmente em convergência, com alguma vantagem sobre Espanha e Grécia e sobre a generalidade dos países da União Europeia que não estão Zona Euro.

Deixar uma resposta