História da Energia, conversor energético e experiências didáticas

O ISCTE tem vindo a patrocinar uma página coordenada pelo seu Centro de Estudos de História Contemporânea relativa à História da Energia. Por lá lançou-se recentemente um conversor que calcula:

“(…) para diferentes sistemas de unidades, as quantidades de energia associadas a produtos e fontes usados na actividade humana – actualmente e no passado.”

Para quem faz investigação nesta área ou produz (ou digere) estatísticas relativas ao sector da energia, encontrar esta informação compilada e disponibilizada publicamente com o desafio “Use e desfrute” bem explícito é um tónico. Fica a dica e fica desde já a ligação acrescentada à lista de “Recursos” do Economia e Finanças.

amendoim_res150.jpg

Mas o projecto “História da Energia” que terá começado com o pretexto de estudar a Produção, Distribuição e Consumo de Electricidade em Portugal entre 1890 e 1973 têm acrescentado conteúdos interessantes colaterais à net em Português; não se limita a manter o conversor, sua peça mais recente como já sublinhei. Há informação histórica sobre o sector energético nacional, sobre a história da energia em geral, um glossário técnico e informação bibliográfica sobre a área. Este portal da história da energia iniciou-se em 2003/2004 e tem vindo a crescer progressivamente de conteúdos.

Além das área mais viradas para o conhecimento livresco, encontramos algumas curiosidades e experiências envolvendo o cálculo da energia e a problemática da medição de fontes distintas em unidades comparáveis. Os três exemplos para já disponíveis – “O Triciclo a Vapor”; “A Energia do Amendoim” (do qual se aproveitou aqui a ilustração para decorar este artigo) e “A Vida da Pilha” – são simples, claros e pedagógicos. Aliás, toda esta área de Curiosidades (que inclui jogos e desafios que põem à prova alguns conhecimentos) parece vocacionada para um público alvo parecido com o cativado por um outro projecto pedagógico na área da estatística e já aqui referido, o Alea.

O projecto é recente (e teve um “lifting” assinalável), esperemos de continue acrescentando mais utilidades e histórias a esta parte do conhecimento sobre a realidade económica nacional.

5 comentários

  1. Eu gostaria de saber se tem como eu copiar as experiencias??

    Se puderem me respondera assim que possível eu agradeceria.

  2. gostei mucho cara!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    valeu !!!!!!!!!!!!!!!!!
    vc ajudo eu muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito cara!!!!!!
    xau…………………inte a porcima!!!!!

  3. pra ser sincera isso tbm naum me ajudou em nada ….poderia ser de uma forma mais clara e resumida ..é como nadar,nadar e morrer na praia.
    vlw ..=) xau

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *