Factores de Sucesso das Jovens Empresas Portuguesas

Novidades do INE:

" Melhoria da situação financeira e realização pessoal constituem as principais motivações para a criação de novas empresas

A maioria dos empresários fundadores das novas empresas são homens (85,8%), têm mais de 40 anos (55,7%) e possuem o ensino básico (51,2%). A melhoria da situação financeira constitui a principal motivação para a criação de empresas e é prioritariamente para o comércio que são canalizados os investimentos. A concorrência demasiado agressiva constitui o maior obstáculo à venda de produtos e serviços.
Os resultados agora apresentados têm como base um inquérito efectuado pelo INE, entre o último trimestre de 2005 e o primeiro de 2006, a uma amostra representativa de todas actividades económicas, dirigido aos fundadores de empresas que tendo iniciado actividade em 2002 permaneciam activas aquando da realização do inquérito. Os resultados permitem caracterizar o perfil dos empresários, as condições de arranque das novasempresas e os obstáculos à sua actividade."

Mais detalhes podem ser encontrados aqui (resumo) e aqui (relatório completo – 17 páginas). Uma leitura interessante.

Mais um pedacito:

" (…) O financiamento das novas empresas é realizado essencialmente com o recurso a fundos próprios (87,2%). Para além dos empréstimos com garantia bancária (16,1%), os empresários recorrem ainda ao seu círculo de relações sociais para a obtenção de capital, em 12,9% dos casos. O capital de risco foi utilizado apenas por 0,2% das empresas. (…)"

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *