Estimativas rápidas do PIB português – Flash Estimates

Estimativas rápidas do PIBNa próxima terça-feira, pelas 10 horas, o INE divulgará as primeiras estimativas rápidas do PIB. Estas estimativas divergirão da divulgação habitual por as anteciparem em 25 dias. Na prática, 45 dias após o final de cada trimestre o INE, à semelhança do que já vêm fazendo vários países da União Europeia (veja-se aqui a última síntese compilada pelo Eurostat), apurará o primeiro valor global relativo ao Produto Interno Bruto português. Atendendo ao compromisso entre a rapidez e a precisão, a informação a divulgar estará limitada à variação global do PIB e pouco mais, mantendo-se a difusão de maior detalhe para o prazo habitual – 70 dias.

Conhecer o sentido e intensidade da evolução do PIB com precisão razoável mês e meio após o período a que este se refere tem vindo a ser informação em valorização crescente e é também por isso que o INE apostou ao longo de mais de um ano num período de testes e de cálculo na sombra por forma a garantir que as inevitáveis revisões que surgirão com mais um momento de difusão do PIB permaneçam, na medida do possível, em padrões internacionalmente aceitáveis, garantindo a utilidade pública da informação.

Naturalmente que num contexto de crescimento modesto do PIB, as prováveis revisões, por muito pequenas que sejam, serão particularmente notadas ainda que não passem exactamente disso, de uma ou duas décimas do PIB, muito provavelmente. Há um desafio de pedagogia da imprensa e do público em geral que ficará mais evidente com este desafio… Tentarei por aqui contribuir com os meus cinco cêntimos para o esclarecimento do fenómeno das revisões.

Os mais atentos saberão que falo em causa própria pois participo na equipa que determina o PIB trimestral no INE. Escrevo aqui em nome pessoal cingindo-me estritamente ao que é de conhecimento público e publicável. Para já, deixo o convite para que estejam atentos a mais este esforço informativo que podem colocar nas agendas: temos PIB 45 dias após o final de cada trimestre a partir de 2007. No próximo trimestre termos mais Estimativas rápidas do PIB.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *