Espanha: Uma ajuda aos jovens e uma escapatória para evitar males maiores no imobiliário?

Deixem-me pensar um bocadinho em voz alta e sem qualquer objectivo moralizador.

Segundo leio no Jornal de Negócios, o governo espanhol aprovou hoje uma medida que passa por apoior os jovens com idades compreendidas entre os 22 e os 30 anos com rendimentos anuais inferiores a 22 mil euros e que queiram arrendar uma casa. A ajuda prolongar-se-á por quarto anos e será de 210€ mensais sendo que haverá ainda um apoio isolado para ajudar no processo de pagamento da fiança. O objectivo diz, o governo espanhol é o de: "promover a emancipação dos jovens e uma mais rápida saída da casa dos pais."

É dificil avaliar até que ponto esta medida terá impacto, qual o universo de pessoas que abrangerá e que efeito terá nos hábitos de vida, na felicidade dos abrangidos e, já agora na crise do mercado imobiliário. Numa conjuntura de quebra do preço da habitação, em que com o passar do tempo se verifica uma desvalorização da propriedade e em que se torna cada vez mais difícil vender a dita cuja (por exemplo, por falta de compradores que não têm capacidade de contrair um empréstimo que está cada vez mais caro) o aparecimento de umas, digamos, largas dezenas de milhares de casais que passam a poder arrendar uma casa própria pode ou não fazer diferença no espírito depressivo que tem vindo a arrastar o mercado imobiliário para uma crise potencialmente nunca vista em terras Espanholas?

Se assim for, se, num cenário de crise generalizada do imobiliário, houver um alastramento do efeito directo para o foro da confiança (com moderação, naturalmente) será caso para dizer: felizes dos países que têm um Estado endinheirado e um bom "stock" de gente ansiosa por sair de casa dos pais?

Talvez os nossos amigos Ladrões de Bicicletas se possam pronunciar sobre esta medida. Que me dizem? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *