EONIA e EURIBOR

EONIA e EURIBOR: Você sabia que todos os dias úteis pode consultar a evolução da taxa de juro Euribor (além da Eonia) para diversas maturidades (de uma semana a 12 meses) numa página do Banco de Portugal?

Recentemente, o Banco decidiu  acrescentar um gráfico simplificado para os principais indexantes. Por exemplo, na versão de ontem, 6 de Março de 2007, o banco apresenta o gráfico  que aqui se reproduz (prima o botão do rato sobre a imagem para a ampliar) e que indica que a expectativa de evolução do preço do dinheiro a 12 meses se está a aproximar do patamar esperado para os seis meses. Aliás a convergência é para a Euribor a 3 meses – note-se como a Euribor a um mês se tem aproximado nos últimos dias da Euribor a três meses antecipando o próximo degrau que se seguirá ao esperado aumento da taxa de referência pelo BCE já no final nesta semana.

EONIA e EURIBORPor outras palavras, ontem (e nos últimos dias) o mercado tem estado a antecipar que as futuras subidas das taxas de juro até daqui a 12 meses levem o preço do dinheiro para cerca de 4%, mais 0,5 pontos percentuais, ou mais duas subidas de 25 pontos base nos próximos 12 meses. Este é um cenário novo face ao que tem vindo a suceder. A confirmarem-se estas expectativas, depois dos dois aumentos anunciados poderemos ter alguma estabilização no preço do dinheiro na Zona Euro.

Será? Vamos a ver o que os números dos indicadores económicos e a semântica do senhor presidente do Banco Central Europeu nos levarão a dizer nos próximos dias e meses.

Glossário: 

Taxa EONIA: Euro OverNight Index Average.

Taxa EURIBOR: EURopean Interbank Offered Rate.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *