E aos 80 anos acabei de pagar a casa

E aos 80 anos acabei de pagar a casa. Quando pensávamos que se tinha atingido o limite do razoável, o danado dá um passo mais além.

Ter filhos poderá passar rapidamente a ser uma fiança indispensável para se conseguir contrair um empréstimo. Filhos como garantia bancária, ah pois!

“A Caixa Geral de Depósitos (CGD) quer atingir uma carteira superior a 4 mil milhões de euros até ao final deste ano, no crédito à habitação.

A meta foi traçada pelo director de financiamento imobiliário do banco, Paulo Alexandre de Sousa, numa conferência de imprensa que serviu para o grupo apresentar o seu novo produto neste segmento, o T-fixo.  (…) O T-fixo tem prestações fixas e alarga a idade máxima do cliente no final do contrato para 80 anos, num prazo máximo até 50 anos. Até aqui o limite de idade situava-se nos 75 anos.

Quer isto dizer que os clientes da CGD podem contrair um empréstimo para comprar casa com um prazo que lhes permite pagar o crédito até aos 80 anos. Por exemplo, um cliente que contraia o empréstimo aos 25 anos, pode optar por um prazo máximo de 55 anos porque assim, quando pagar a última prestação, terá 80, a idade limite aceite pela CGD. (…)”

in Agência Financeira.

Cuidado, muito cuidado. É muito difícil projectar boa parte da sua vida a uma distância de mais de 50 anos! Mesmo com taxas fixas. Divórcio, desemprego, crise económica, projectos de família, tudo isto (e muito mais) deve ser amadurecido “contra” a casa dos seus sonhos já – e é mesmo a casa dos seus sonhos? Perante soluções financeiras pouco tradicionais convém ponderar soluções adicionais também menos tradicionais.

Arrendar? Sabe que já começa a haver alguma oferta interessante em algumas regiões do país? O contexto de subidas das taxas de juro com a dificuldade crescente em colocar no mercado as casas em 2ª mão pode acabar, a prazo, por ter um efeito positivo no mercado de arrendamento. Teoricamente haverá também mais clientes interessados sem capacidade de comprar casa… a menos que façam empréstimos a 55 anos, evidentemente e aí nem “aos 80 anos acabei de pagar a casa”.

3 comentários

  1. Uma grande puta pariu esta gente toda!!! Foda-se, caralho, deixem-me em paz, caralho! Deixem-me em paz! A puta que vos pariu a todos, seus cabrões inúteis, gestores de merda, oportunistas do caralho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *