Diferença entre pontos percentuais e percentagem

[wp_ad_camp_1]

Este artigo inspira-se inteiramente numa pesquisa que frequentemente é feita por alguns leitores que aqui chegam vindos dos motores de busca. Se bem os entendo procuram a "diferença entre pontos percentuais e percentagem".

Muito resumidamente tentarei explicar utilizando um exemplo desafiador.

Peguemos num exemplo concreto relativo ao mais recente destaque à comunicação social sobre o Comércio entre Portugal e os países Extracomunitários. No resumo desse destaque o INE escreveu:

"De Janeiro a Maio de 2007, as exportações registaram um aumento de 16,9% e as importações de 0,9%, determinando uma redução do défice da balança comercial de 17,3 % e uma melhoria da taxa de cobertura de 8,5 p.p. face ao período homólogo de 2006."

EstatísticasQuando fala em percentagens, neste caso, o INE refere-se ao aumento ou redução das taxas de variação das respectivas variáveis entre dois momentos no tempo. Por exemplo, as exportações aumentaram 16,9% entre Janeiro e Maio de 2007 quando comparadas com as exportações apuradas entre Janeiro e Maio de 2006. Ou seja, a taxa de variação homóloga foi de 16,9%. Ainda por outras palavras, por cada 100 unidades monetárias exportadas entre Janeiro de Maio de 2006, agora, entre Janeiro e Maio de 2007, tivemos 116,9.

Mais adiante na frase acima citada, refere-se "uma melhoria da taxa de cobertura de 8,5 p.p. face ao período homólogo de 2006." Os 8,5 p.p. são 8,5 pontos percentuais.

Neste caso, o que se fez foi, para o mesmo período de 2006 e de 2007 (sempre os meses entre Janeiro e Maio), dividir o total de exportações pelas importações para apurar aquilo a que se chama taxa de cobertura, ou seja, que percentagem das importações (compras) é paga pelas nossas exportações (vendas). Com essas contas ter-se-á chegado a uma percentagem para 2006 e outra percentagem para 2007. Pelo que se encontra escrito neste resumo do INE, ficámos a saber que a diferença entre essas duas taxas de cobertura foi de 8,5 pontos percentuais. Porquê pontos percentuais? Porque é essa a unidade de medida com que se quantificaram as taxas de cobertura: em percentagens.

Analisando o detalhe do destaque do INE verificamos que por lá se escreve que a taxa de cobertura em 2006 foi de 53,3% e que em 2007 melhorou (pois as exportações conseguiram pagar uma maior fatia das importações) para 61,8%. Ora a diferença entre estas duas percentagens é de… 8.5 pontos percentuais. Um número que é particularmente útil quando queremos sintetizar a informação, ou até quando supomos que a dimensão de base do indicador quantificado em percentagens é de conhecimento geral. Se o leitor tiver ideia de que a taxa de cobertura média do comércio extracomunitário dos últimos anos anda em torno de 50%, ao ler que aumentou 8,5 p.p. fica rapidamente com a ideia de que andará agora perto dos 60%.

Se não ficou inteiramente esclarecido deixe um comentário ou use a caixa de contactos disponibilizada na barra de menu. Infelizmente confusões com este tipo de questões são ainda demasiado frequentes.

14 comentários

  1. A explicação está certa mas parece-me algo complicada pela mistura de exemplos da economia com as contas. A generalidade das pessoas sabe o que são variações em percentagem, ou percentuais: medida do grau de intensidade de uma variação por comparação com o valor inicial, relativamente a uma base igual a 100.

    A expressão “pontos percentuais” traduz a diferença entre duas percentagens, por subtracção (por exemplo, se um indicador percentual variou de 10% para 12%, então houve uma subida de “2 pontos percentuais”).

    No economês também se usa “pontos base”. Não estou tão seguro disto, mas creio que quando temos taxas (em precentagem) com casas decimais, se trata da variação dos pontos à direita da unidade. Por exemplo: uma variação de 3,30% para 3,50%, é uma variação de “20 pontos base”.

    Será assim?

  2. Bom, tbm fiquei meio confuso, deixo tentar explicar o que não entendi da diferença entre percentual e percentagem (ou porcentagem?) se eu vendi 100 em um mês e 105 no outro, então eu cresci 5% (porcento), quando explico a alguém, digo que cresci 5 porcento ou percento? ou ainda cresci 5 p.p.? Outra dúvida, ou talvez a principal seja, onde uso o percentual e onde uso o perncentagem em frase usuais??? aguardo resposta, se possível enviar para meu email

  3. Bom,tbm fiquei meio confuso,deixo tentar explicar o que não entendi da diferença entre pontos percentuais e percentagem. se eu vendi 100 em um mês e 105 em outro, então eu cresci 5%(cinco por cento). Quando explico a alguem,digo que cresci cinco porcento? ou digo que cresci 5 p.p.? POR QUE EU NÃO POSSO DIZER QUE CRESCI 5.0 PONTOS PERCENTUAIS?EU NÃO TENHO DOIS FENOMENOS.
    Pelo que entendi,pontos percentuais são unidades em frações tomadas das 100 partes ou avos em que foi dividida o objeto ou fenômeno em análise. Daí, CRIAR-SE uma unidade numérica COMPARATIVA EM PERCENTUAIS É COMO TRANSFORMAR, PARA EFEITO DE COMPARAÇÕES, O VALOR EM UNIDADES CHAMADAS PONTOS PERCENTUAIS, A SABER: VALOR/100, SENDO O VALOR DO TODO IGUAL A 100.TROCANDO EM MIUDOS PERCENTAGEM É O MÉTODO OU TECNICA MATEMATICA,PONTOS PERCENTUAIS É O RESULTADO DA APLICAÇÃO OU USO DO CONCEITO DA PERCENTAGEM.CLARO QUE COMPARANDO DUAS MEDIDAS QUE CAPTEM FATOS OU EFEITOS ECONOMICOS IGUAIS OU NÃO ( IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO) QUE OCORREM EM PERÍODOS HOMOLOGOS DE ANOS DIFERENTES( SEQUENCIAIAS OU NÃO), TEREMOS RESULTADOS DISTINTOS E RESPECTIVOS EM P.P,AO FINAL, BASTA FAZER AS COMPARAÇÕES OU JUIZOS DE VALOR COM AS DIMENSIONAIS EM PONTOS PERCENTUAIS. POR FAVOR CONFIRME SE ESTOU ERRADO? ACEITO SUGESTÕES. OBRIGADO

  4. Walber, pegando no seu exemplo. Imagine que no mês seguinte as vendas passam para 120. Ou seja:
    1º mês 100
    2º mês 105 (aumento de 5% face ao mês anterior)
    3º mês 120 (aumento de 14,29% face ao mês anterior)
    Também poderá dizer que no 3º mês o aumento das vendas foi superior em 9,29 pontos percentuais face ao aumento registado entre o 1º e o 2º mês. (9,29=14,29-5).

  5. simples. ao me referir a porcentagem ou percentual falo de uma fatia, ou fração, de um todo.
    Quando falo em pontos percentuais, refiro-me à elevação (ou redução)percentual de um todo.
    O PIB da cidade de Goiás (por exemplo, em 2008, cresceu 30 por cento – passando de um dez mil dólares para treze mil dólares./Neste caso, 3 mil dólares são a fração de dez mil dólares a que correspondem os 30 por cento a que me referi no enunciado.
    Se num ano determinado, o anterior, por exempo o PIB tivesse crescido 28%, teríamos tido um aumento de dois pontos percentuais do PIB em 2008 na comparação com o ano de 2007./

  6. Campina Grande-PB, 15 de novembro de 2008
    Prezados Senhores:
    Entendi muito bem a diferença entre pontos percentuais e porcentagem. O probleminha que eu não consigo resolver é o seguinte:
    Numa eleição, dos 10000 votos válidos, o candidato A obteve 6500 e o B, 3500.
    O candidato A obteve 65% dos votos e o B, 35%.O candidato A obteve 30 p.p. a mais que o B.E em termos percentuais, quanto por cento o candidato A obteve a mais que o candidato B?
    Certo de que serei atendido e que o meu pedido não lhes venha trazer o menor inconveniente,de antemão, meus agradsecimentos

    Atenciosamente

  7. Se o IPCA de 2007 foi de 4,46% e o de 2008 foi de 5,90%, posso afirmar em termos relativo que o IPCA de 2008 aumentou 32,28%? A relação relativa parte de uma exigência matemática que as variaveis analisadas sejam as mesmas?

    Atenciosamente,

    Jader Barbosa

  8. Percentual – 2%; percentual unitário (x/100) = 0.02

    PS: A explicação não é de facto muito simples, mas é muito útil sobretudo na referência que faz à utilidade que pode ter usar umas vezes percentagens e noutras pontos percentuais.

    De facto, é recorrente confundir-se pontos percentuais com percentagens. Mesmo na comunicação social se faz, muitas vezes e erradamente, este raciocínio: se o partido A passa de 50% para 40%, então desceu 10%.

    E aqui entra a diferença entre pontos percentuais e percentagem. Pontos percentuais são “apenas” a diferença entre dois valores em percentagem (50-40=10); já a percentagem em si reflecte a proporção da variação ((50-40)/50)*100 = 20%.

    Ou seja, se o partido A desce de 50% para 40%, trata-se de um descida em 10 pontos percentuais, o que significa uma queda de 20%. Muito diferente, não é?

  9. Caro Sebastião Vieira do Nascimento
    Candidato A 6500; B 3500.

    Diferença: 6500-3500=3000.

    Quanto representam 3000 votos no total de votos do candidato B?
    (3000/3500)*100=85.71%

    O candidato A teve mais 85.71% de votos que o B.
    Pode validar: 3500+3500*85.71% = 6500

  10. Para Sebastião Vieira.

    A resposta do JL está correcta. Mas repare que, da forma que fez a pergunta, a resposta poderia muito bem ser outra.

    Ou seja, a afirmação “O candidato A teve mais 30% dos votos que o candidato B” também é uma afirmação correcta. Que é diferente de dizer que “O candidato A teve mais 85,71% de votos que o candidato B”, afirmação esta que também está correcta.

    Identificou a diferença?

  11. Caro Rui MCB,

    No seu comentário inicial quando refere

    “Quando fala em percentagens, neste caso, o INE refere-se ao aumento ou redução das taxas de variação das respectivas variáveis entre dois momentos no tempo.”

    Não queria talvez dizer “…aumento ou redução (em percentagem, claro)dos valores absolutos das respectivas variáveis…”?

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *