Depósitos a prazo tradicionais: qual a melhor taxa de juro?

Depósitos a prazo tradicionais. ADENDA – Janeiro de 2010 : A listagem das ligações para os depósitos a prazo foi actualizada em Janeiro de 2010.

Responder a esta pergunta, num contexto de incremento global das taxas de juro nos mercados internacionais e neste cenário de reanimação da concorrência interbancária, é arriscado; refiro-me ao risco de desactualização da informação.

Com maior segurança pode-se afirmar que a concorrência é claramente mais significativa na banca on-line (ou seja, nos banco dedicados à Internet e que a usam como seu meio fundamental). É também entre eles que se encontram as melhores taxas para depósitos a prazo e mesmo para remunerar os saldos das contas à ordem.

A maioria dos grandes bancos têm já disponível on-line um banco alternativo, exclusivo para a Internet, outros têm apenas produtos exclusivos para subscrição via web. O que é certo é que entre bancos do mesmo grupo, tradicionais versus on-line, se verificam diferenças abissais nas remunerações que oferecem aos seus aforradores.

Depósitos a prazo tradicionaisMas nem só os grandes grupos financeiros dão cartas nesta área. Neste momento atrevo-me a destacar o Big Online (um banco independente, detido pelos gestores) como a referência em termos de remuneração de depósitos a prazo. Em boa verdade há que sublinhar que têm  tido concorrência cerrada, particularmente nos últimos meses. O Big Online oferece a Euribor no respectivo prazo com desconto de um spread a favor do banco de 0,5% até 6 meses (exclusive), de 0,25% dai em diante e de 0,1% para maturidade superiores a um ano. Algo muito parecido com o que oferece também hoje o ActivoBank 7, por exemplo.

A principal justificação oficial para esta oferta mais favorável da banca on-line refere-se aos menores custos operacionais que um banco com poucos balcões reais tem face a um banco centrado numa rede tradicional de retalho. Acredito contudo que haja também pelo meio uma estratégia de marketing e de pricing assente num perfil diferenciado dos clientes on-line que, por ventura, terão em seu favor serem, em média, mais apetecíveis pela banca. Uma realidade que não sei exactamente como ficará se ocorrer uma massificação do uso da dita banca on-line.

Mas vamos ao que interessa. Mais do que eleger inequivocamente qual o melhor banco quanto à remuneração dos Depósitos a prazo tradicionais. apresenta-se a listagem – ainda em construção mas com objectivo de vir a ser quase exaustiva – das páginas da Internet disponibilizadas pelas diversas instituições financeiras (Banca on-line e Tradicional) com a informação relativa às remunerações que praticam para os depósitos a prazo tradicionais e não só nas diversas maturidade (prazos). Fica o leitor com meio caminho andado, o resto é ter atenção às letras miudinhas e comparar, comparar, comparar!

Note-se que as taxas promocionais, geralmente só destinadas a novos clientes e que estão em vigor durante um período muito limitado de tempo (orientadas tipicamente para um único depósito não repetível) foram desprezadas.

No menu de topo do blogue ficará residente a página com esta informação que será periodicamente actualizada. Para aceder à listagem dos endereços com as taxas de juro os bancos prima aqui com o botão direito do rato. O que por lá está no momento em que edito este artigo é ainda uma versão beta, mas assim que se aproximar da versão definitiva darei aqui notícia.

P.S.: Aceitam-se dicas adicionais e sugestões que conduzam à melhoria da página, como é óbvio!

6 comentários

  1. Boa tarde,

    Agora que a Euribor está muito baixa, sugiro aplicações em obrigações ( o afforador empresat dinehrio directmanete a empresas de renome como sejam Cimpor, Brisa, PT, CGD, etc). O Banco Best tem inumers opções com taxas desde os 5 % a 10%!
    Visitem http://www.bancobest.pt

  2. Neste momento o melhor depósito a prazo a 6 meses é do Banco Popular e que paga 2,72% TANB como pode ser consultado neste site sobre Depósitos a prazo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *