Portugal e Espanha em Números

Portugal e Espanha em Números

Portugal e Espanha em Números: O INE Portugal e o seu congénere Espanhol divulgaram hoje a publicação “A Península Ibérica em Números 2006 (pdf)“. São cerca de 40 páginas com a síntese dos principais indicadores estatísticos para ambos os países. A consulta pode fazer-se gratuitamente aqui. Boas leituras.

Um excerto:

Educação

Apesar das melhorias registadas, o abandono escolar no nosso país em 2005, na população entre 18 e 24 anos, situou-se próximo de 38,6%; o mesmo indicador, em Espanha, registou um valor ligeiramente superior a 30%. Na percentagem do PIB dirigida para a educação, os valores em Portugal e em Espanha foram, respectivamente, 5,6% e 4,3%. Em 2004, cerca de 18% dos licenciados e doutorados escolheram a área de ciências da educação, valor bastante acima do registado em Espanha onde esta área de estudo foi a eleita por apenas cerca de 11% dos licenciados e doutorados.

Condições de Vida

Analisando o custo de vida nas capitais de Portugal e Espanha, em 2005, verificou-se que os custos das bebidas alcoólicas e tabaco, saúde, transportes e outros bens e serviços eram superiores em Lisboa. Madrid, por seu lado, tinha preços mais elevados em bens como o vestuário e calçado e as comunicações. Em 2005, a taxa de inflação anual era de 3,4% em Espanha enquanto que em Portugal se situava nos 2,1%, valor abaixo da média da UE 25 (2,2%). As despesas de consumo final das famílias em 2005, atingiram em Espanha 11 800 euros por habitante, enquanto que em Portugal cada residente consumia, em média, o equivalente a 8 900 euros.

Portugal e Espanha em Números

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *