Incerteza na evolução das Taxas de Juro na Zona Euro

Incerteza na evolução das Taxas de Juro na Zona Euro: desta notícia do Jornal de Negócios (ligação indisponível) retira-se:

  1. Antes do final do ano a política monetária do BCE para 2007 fica sob reserva.

  2. O caminho será o de subir até aos 4% se:

    • o petróleo chegar aos $70 e

    • se o crescimento da Zona Euro surpreender pela positiva.

  3. O aumento dos impostos na Alemanha previsto para o início de 2007 aumentará a pressão inflacionista e estará sobre análise por parte do BCE – ou seja, para o BCE é irrelevante a causa da inflação, que seguirá o mesmo rumo mesmo que esta resulte de uma alteração administrativa.

  4. O eventual abrandamento económico e/ou seu reforço nos EUA poderá ter algum efeito de contágio afastando o cenário de sobre-aquecimento da economia europeia.

Em suma, actualizando a novela que vem daqui, como irão evoluir as taxas de juros: Incerteza, incerteza, incerteza. Há que esperar pelos próximos meses.

4 comentários

  1. Só reforça a minha opinião de que isto da taxa de juro na zona euro é uma história muito mal contada… ou será uma estória?

    O petróleo já desceu, a inflação dá mostras de estar controlada, mas continuam a avisar (ou será ameaçar?) que a taxa de juro pode ainda subir até ao final do ano. E que se a evolução da economia foi melhor do que esperado, preparem-se…

    Eu não sou de intrigas, mas quase que parece que há uns senhores interessados em baixos crescimentos…

  2. Viva,
    Gostaria de saber em que site poderei consultar a evolução das taxas de juro entre 2000 e 2007, nomedamente a EURIBOR 3M
    obrigado

Deixar uma resposta