Comércio Internacional – dados de Julho e Agosto (em actualização)

Comércio InternacionalNuma análise muito sumária aos dados divulgados pelo INE, hoje, às 15 horas, (Comércio Internacional – até Julho e Extracomunitário – até Agosto) verificam-se alguns aspectos curiosos:

  • Quanto ao comércio internacional (Extra e Intra comunitário), ainda que marginalmente, com o surgimento de mais um mês de dados (Julho), a taxa de variação homóloga para o acumulado do ano diminuiu nas exportações (passou de 11,3% em Junho para 11,1% em Julho) e aumentou nas importações (passou de 6,4% em Junho para 7,1% em Julho). Sublinhe-se que o cenário continua a apontar para um incremento mais rápido das exportações no conjunto do ano.

  • A nível extracomunitário sucedeu o inverso com a taxa de variação homóloga das exportações para o acumulado do ano até Agosto a reforçar-se (passando de 30,1% em Julho para 31,2% em Agosto) e a das Importações a diminuir ligeiramente (sendo a revisão de 16.6% em Julho para 16,0% em Agosto). Destaque-se que desde Abril do corrente ano que, quanto ao Comércio Externo, este movimento de reforço das exportações e de desaceleração das importações tem vindo a repetir-se.

Havendo tempo analisarei mais tarde alguns detalhes em jeito de curiosidades estatísticas, relativos à evolução por sectores e países de acordo com o detalhe publicamente divulgado pelo INE. Entretanto na imprensa destacam-se já alguns artigos sobre estes dados:

  • Agência Financeira: “Portugal duplica exportações de combustíveis “(ainda que com um imprecisão na última frase, pois o período de referência do comércio extracomunitário é avançado em um mês face ao intracomunitário e internacional);

  • Jornal de Negócios: “Combustíveis e China agravam défice da balança comercial extracomunitária” e “Exportações portuguesas aumentam 11,1% nos primeiros seis meses”

  • Diário Económico: “Défice comercial global cresce 0,1% até Julho” e “Défice comercial extracomunitário subiu 0,3% nos primeiros oito meses do ano”.

  • Diário Digital:”Défice comercial supera 10,34 mil milhões até Julho”

 As ligações inicialmente refenciadas deixaram de estar disponíveis.

3 comentários

  1. A minha dúvida (hoje ando cheio delas) é se a autoria deste Blog é de quem eu penso, ou se será do famigerado Vergílio Poltronas

  2. O tempo o dirá, mas por princípio esse tal Vergílio não é bem-vindo por aqui 😉 Ele que adufe por outras paragens (quando o deixarem).
    Mas diga-me o Luís quando por aqui for passando.

Deixar uma resposta