A conjuntura económica em Outubro, segundo o INE

INEO INE divulgou há momentos a Síntese Económica de Conjuntura de Outubro. Aparentemente o cenário predominante é de subida/estabilização dos indicadores num patamar alto face à história recente.

“(…) em Setembro, o indicador de clima económico estabilizou no melhor valor desde Agosto de 2004, após a recuperação dos três meses anteriores. O indicador de actividade económica, com informação disponível até Agosto, melhorou, confirmando a interrupção do perfil descendente observado entre Abril e Junho.

Do lado dos Indicadores de Curto Prazo, as evoluções na indústria e nos serviços foram mais positivas do que no final do segundo trimestre, se bem que não tão favoráveis como em Julho, enquanto na construção continuaram a agravar-se. O indicador do consumo privado estabilizou em Agosto em resultado do abrandamento verificado no consumo corrente e da aceleração registada no consumo duradouro, apresentando a informação qualitativa disponível para Setembro sinais contraditórios. O indicador de investimento recuperou em Agosto devido ao comportamento de todas as suas componentes, havendo indícios que apontam para a continuação desse movimento em Setembro. Os dados do comércio internacional, com informação preliminar até Agosto, revelaram uma desaceleração do valor das trocas internacionais, mais intensa nas importações. (…) No mercado de trabalho, os dados disponíveis fornecem indicações favoráveis.”

Adicionalmente foram também divulgados os resultados do Índice de Preços na Produção Indústrial (média anual de doze meses terminados em Setembro de 4,9%) e as Previsões Agrícolas (muito melhores do que as do trágico ano 2005). Boas leituras.

Deixar uma resposta