Glossário

Eis alguns conceitos que temos publicado no Economia & Finanças, alguns expostos de forma pouco ortodoxa, outros nem tanto. Note que os conceitos são de nossa responsabilidade e podem conter erros ou imprecisões. Use por sua conta e risco. Não hesite em deixar o seu comentário (aqui) ou no corpo do artigo que vier a consultar sobre o conceito que lhe interessa.

O que é a Taxa de Referência para o Cálculo das Bonificações?

O que é a Taxa de Referência para o Cálculo das Bonificações ou TRCB? Quem a determina? Quando é fixada e porque período? Para que serve?

 

Taxa de Referência para o Cálculo das Bonificações

A Taxa de Referência para o Cálculo das Bonificações ou TRCB é uma...Leia_Mais


Definição de Grande, Média, Pequena e Microempresa

Definição de Grande, Média, Pequena e Microempresa

Qual a Definição de Grande, Média, Pequena e Microempresa? O Instituto Nacional de Estatística segue uma Recomendação da Comissão Europeia de 6 de maio de 2003 que resolve essa dúvidas.

Definição de Grande, Média, Pequena e Microempresa:

Definição de Grande Empresa:

  • Empresas com 250 ou mais pessoas ao serviço ou;
  • Empresas...Leia_Mais

São os empréstimos que criam depósitos e não o contrário (Banco de Inglaterra)

Tenha ou não formação em economia esta discussão interessa-lhe. Desafiamo-lo a investir alguns minutos neste artigo e a partilhar connosco eventuais perplexidades.

É do senso comum que um banco capta depósitos, paga um juro para depois emprestar esse dinheiro a um juro superior, por exemplo, a alguém...Leia_Mais


Diferenças entre Contabilidade Pública e Contabilidade Nacional e conceitos de Dívida Pública

O investimento público no Conselho de Finanças Públicas vai começando a dar os seus frutos colaterais, chamemos-lhe externalidades positivas. Os mais recentes que temos na lista de leitura são estas duas peças pedagógicas que permitem ao menos especializado ir “entrando” do intrincado...Leia_Mais


Riqueza que fica em Portugal diminui no 3º trimestre de 2013

Se à riqueza gerada em Portugal medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) juntarmos, numa definição simplificada, os rendimentos recebidos do resto do mundo (de investimentos, de trabalho realizado no exterior ou mesmo associados a impostos e subsídios) e subtrairmos o equivalente mas destinado a remunerar o investimento e...Leia_Mais


Mini-dicionário online de termos de economia da revista The Economist

A prestigiada revista britânica The Economist tem disponível online um dicionário de termos  e expressões frequetemente utilizados no estudo e descrição de fenómenos económicos.

O dicionário está organizado alfabeticamente oferecendo uma página de conceitos por cada letra e permite um rápido refrescamento dos conceitos (para entendidos) mas...Leia_Mais


Porque é que o conceito da recessão técnica é estúpido?

O conceito de recessão técnica é uma convenção definida em economia que se resume a indicar que uma economia de um país entra em recessão se o seu PIB diminuir em dois trimestres consecutivos. Se o PIB cair em trimestres intervalados já não estará em recessão técnica, independentemente...Leia_Mais


Definição de Taxa de investimento (contas nacionais)


Taxa de investimento – Representa o rácio entre a Formação bruta de capital fixo e o Valor acrescentado bruto.

Fonte: INE –  Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional do 3.º Trimestre de 2012 / Sistema Europeu de Contas (SEC95).

...Leia_Mais

Definição de Custos do Trabalho por Unidade Produzida (contas nacionais)


Custos do Trabalho por Unidade Produzida
(CTUP) – Mede o custo médio do trabalho por unidade produzida e é calculado como a rácio entre a remuneração média por trabalhador remunerado e o PIB real per capita.

Fonte: INE –  Contas...Leia_Mais


Definição de Rendimentos de propriedade (contas nacionais)


Rendimentos de propriedade
– Corresponde aos rendimentos a receber pelo proprietário de um ativo financeiro ou de um ativo não produzido corpóreo para remunerarem o facto de pôr fundos ou o ativo não produzido corpóreo à disposição de outra unidade institucional.

Fonte: INE –  +Antigos