Valor do CSI para 2017

O valor do CSI para 2017 foi atualizado. A Portaria n.º 3/2017 dos ministérios das Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social procede à atualização do valor de referência do complemento solidário para idosos (CSI).

Depois de vários anos sem atualização do CSI – que visa complementar o rendimento de idosos em situações de forte risco de pobreza – 2017 será o segundo ano de atualização consecutiva. Esta atualização surge num contexto em que se confirma que a taxa de pobreza entre os idosos aumentou em 2015 para 18,3% (último ano de dados disponíveis)

 

Valor do CSI para 2017

A atualização foi feita nos termos previsto no Decreto-Lei n.º 232/2005, de 29 de dezembro tendo em conta a evolução dos preços, o crescimento económico e a distribuição da riqueza.

Atendendo a que o crescimento do PIB ao longo dos últimos dois anos não atingiu o patamar dos 2% previsto na fórmula de actualização, relevará em particular a evolução do Índice de Preços no Consumidor.

Assim sendo, o valor do CSI em 2017 resulta da aplicação da percentagem de 0,5% ao valor até aqui em vigor o que produz como resultado um valor de CSI para 2017 de €5.084,30.

Este valor aplica-se a partir de 1 de janeiro de 2017.

Além desta atualização recordamos que o governo tem em curso uma campanha de difusão do CSI dado que se comprovou que este apoio social não está a chegar a todos os cidadãos elegíveis. A este propósito recomendamos a leitura do artigo: Como pedir o CSI: campanha publicitária para aumentar beneficiários.

Deixar uma resposta