Taxa de desemprego no valor mais baixo desde abril de 2009

O INE através das Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego referentes aos dados definitivos de novembro de 2016 (provisórios de dezembro de 2016) revela que Portugal tem a taxa de desemprego no valor mais baixo desde abril de 2009: 10,5%.

Há 10 meses que a taxa de desemprego não regista nenhum crescimento e é preciso recuar a abril de 2009 para encontrar uma taxa de desemprego mais baixa: 10,3%. A estimativa provisória do INE para dezembro aponta para a continuação e até mesmo aceleração dessa tendência, esperando-se uma taxa de desemprego de 10,2%.

 

População empregada aumentou em 82,9 mil num ano

Segundo o INE, a população desempregada de novembro foi estimada em 537,7 mil pessoas o que representa uma diminuição de 1,3% em relação ao mês precedente (menos 7,2 mil pessoas). Por outro lado, a população empregada agora já com valores definitivos ficou acima do que havia sido estimado em termos provisórios em 7 mil indivíduos. Comparando com o mês anterior traduz-se numa estabilização da população empregada em torno das  4 581,4 mil pessoas. Comparando com o que sucedeu em novembro de 2015 verifica-se que a população empregada aumento em 82,9 mil pessoas.

Taxa de desemprego no valor mais baixo desde abril de 2009
Taxa de desemprego no valor mais baixo desde abril de 2009
Fonte: INE

 

Se a estimativa provisória de dezembro se confirmar o aumento da população empregada pode atingir os 102 mil indivíduos no período de um ano.

Se a previsão de dezembro se confirmar, o INE antecipa um redução significativa do número de desempregados para os 519,5 mil indivíduos e um aumento do número de empregados em cerca de 6 mil pessoas para um total de 4 587,1 mil indivíduos.

Mais informação no sítio do INE.

GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos:

Deixar uma resposta