Como saber quantos registos de propriedade já teve um automóvel?

Um leitor colocou-nos a seguinte questão: Como saber quantos registos de propriedade já teve um automóvel? E recordou-nos que antes da criação do Documento Único Automóvel (DUA) essa informação estava disponível, impressa fisicamente no Título de Registo de Propriedade. Recorde-se que o título de registo de propriedade e o livrete do automóvel foram fundidos tendo dado origem precisamente ao DUA, contudo, a informação no número de proprietários anteriores deixou de figurar impressa no documento.

Assim, a pergunta permanece, se quiser comprar uma viatura em segunda mão a um particular ou a um vendedor profissional de usados, como e onde é que se pode saber quantos registos de propriedade já teve essa viatura?

Sem prejuízo de outro método que desconhecemos de momento, uma hipótese é, na possa da matrícula, o potencial comprador, dirigir-se aos:

 

 

Uma vez aí deverá pedir para conhecer os anteriores proprietários do veículo, devendo para o efeito pagar uma taxa de €7.

Este pedido de informação pode ser feito por qualquer cidadão ou empresa.

Se pretender conhecer o proprietário atual esse serviço também está disponível e custa €5.

Esta informação foi consultada no Portal do Cidadão (clique para aceder).

7 comentários

  1. Eis uma informação preciosa que nos foi retirada sabe-se lá porquê…
    Se antes tínhamos direito a saber esse dado sem qualquer custo, porque é que agora temos que pagar para o mesmo efeito?

  2. No DUA, sempre pensei que o nº que está escrito à frente do nº de matrícula (consultar a imagem de referência) fosse precisamente o nº de proprietários que o mesmo já teve…
    Exemplo: 00-AA-00 3 (ou seja, está no 3º proprietário)
    Imagem para referência: http://prntscr.com/o9583n

      1. Olá alguém me sabe dizer o que quer dizer o número logo a seguir à matrícula do carro do novo livrete automóvel pois eu comprei um carro com 2 anos com 24 mil km e o número a seguir à matrícula é o número 3 alguém sabe o que quer dizer

Deixar uma resposta