Melhor Fornecedor de Eletricidade

Qual o melhor fornecedor de eletricidade para si? (simulador)

Com a constituição do mercado liberalizado da energia elétrica há cerca de 10 anos e a privatização da EDP, terminou o regime monopolísta estatal e passou a haver oferta diversa de fornecedores de energia elétrica e passou a ser complexo saber qual o melhor fornecedor de eletricidade.

Continua ainda a existir um mercado regulado onde a tarifa é fixada administrativamente e no qual permanecem cerca de 1.399 mil consumidores (estando cerca de 4.700 mil no mercado liberalizado). Note-se que uma vez saindo do mercado regulado para o liberalizado não é possível regressar pelo que é particularmente importante fazer bem as contas antes de proceder à mudança.

 

Qual o melhor fornecedor de eletricidade para si?

Sem prejuízo do já prometido “Poupa Energia“, um operador em constituição que irá facilitar ao consumidor final mudar de operador de energia, de forma a poder reagir mais rapidamente às melhores ofertas no mercado é já hoje possível, através do sítio do regulador setorial, a ERSE, fazer uma simulação que permite ao consumidor final perceber quais as melhores ofertas existentes no mercado ajustadas ao seu perfil de consumo.

Para tal a ERSE tem disponível um simulador que pede ao consumidor alguma informação para poder traçar o perfil de consumo e, consequentemente, apresentar a oferta disponível no mercado hierarquizada pelo melhor preço.

Melhor Fornecedor de Eletricidade
Melhor Fornecedor de Eletricidade – clique na imagem para aceder.

A ERSE recolhe a informação dos operadores, trata-a considerando a Ficha Contratual Padronizada e poupa assim o trabalho ao consumidor de andar a fazer u mestudo de mercado, custoso em termos de tempo, sobre qual a melhor opção para si.

Este simulador está disponível para o fornecimento de energia e elétrica mas também para o fornecidamento de gás canalizado.

Para ajudar na utilização do simulador dos preços da eletricidade, a ERSE preparou ainda um pequeno vídeo explicativo que demonstra como obter a informação pedida pelo simulador aquando da definição do perfil de consumo e como a introduzir no simulador. Pode vê-lo também aqui:

 

4 comentários

  1. Quanto à minha situação não me é possível analisar qualquer diferença nos preços, porque após a alteração apenas fui fornecido por um (ENDESA) que por sinal acabo de deidar porque a partie de Agosto mudaram a facturação e senti que não estava correcto um certo pagamento extra: isto é a factura referente à contagem que era fornecida todos os meses nos três dias anteriores ao dia da Factura, vinha numa factura e depois um extra na mesma factura mas com outro numero, masi uns quantos KWh, umas vezes 6; 7; 18; etc, com todos os impostos inerentes, depois no proximo mês devolviam uma certa quantia, nunca o total, mas os impostos que lhe era anexos. Tudo isto me deu a entender não estar certo, reclamei com um email para a ENDESA , mas até hoje nada me foi informado, é este o sistema deste pais e já agora que andará a fazer a tal Reguladora do sistema de fornecimento de electricidade deste Pais. Manuel Freitas

  2. Eu já passei também por uma fase identica. Só que a mim a EDP Comercial deu um salto na leitura do contador que acusou mais de 1.000 Kwh. Todas as reclamações apresentadas à Deco, ERSE, EDP nada resultaram. Tive de pagar sem ter consumido tal absurdo. Mas isso teve continuidade na EDP porque quando quis mudar para a Galp aquela comercializadora deu uma contagem inventada que estava muito acima do que acusava o contador. Felizmente desta vez consegui recuperar para os valores aproximados do verdadeiro consumo. Parece que todos comem do mesmo tacho.

  3. Exmos srs.
    Eu lamento profundamente que em vez de entreterem os consumidores com mentiras porque na realidade são todos iguais , eu propunha que deveriam averiguar era o que ganham os gerentes e diretores das respetivas fornecedoras de energia e chegariam rapidamente que é um atentado a quem tem de sustentar tais mordomias e que por tabela quem paga é o consumidor por isso temos uma eletricidade mais cara da Europa, temos também os combustíveis mais caros da Europa enfim temos também os gerentes mais bem pagos da Europa e por conseguinte temos o salário mínimo mais baixo da Europa.

    Por isso haja alguém que ponha esta cambada de chicos espertos na linha e de acordo com o País que temos.

    Atentamente: Joaquim Silva

Deixar uma resposta