Quais os veículos elétricos mais vendidos em Portugal

A venda de veículos elétricos e híbridos está a bater recordes há quatro anos seguidos e a expectativa mais forte é de que tal continue a suceder ao longo dos próximos anos. A autonomia destes automóveis continua a aumentar, o investimento na rede de abastecimento rápida foi retomado e está a alargar-se a todo o país e as gamas de veículos elétricos alargam-se para vários preços. Posto isto, a pergunta quais os veículos elétricos mais vendidos em Portugal em 2016?

 

Veículos elétricos mais vendidos em Portugal em 2016

Segundo informação da ACAP a venda de veículos elétricos e híbridos terá atingido as 4.293 unidades em 2016. A Associação de Veículos Elétricos (UVE) revela que 756 foram automóveis completamente elétricos o que representa um aumento de 17% face a 2015.

Quanto às marcas mais vendidas de veículos exclusivamente elétricos, a informação divulgada para ACAP permite construir o seguinte top cinco:

1º Nissan Leaf: repete a classificação de automóvel elétrico mais vendido tendo as vendas atingido as 328 unidades (aumento de 57% face a 2015);

2º BMW série i3: vendeu 177 unidades e aumentou as vendas em 38% num ano;

3º Renault Zoe: vendeu 170 unidades (+11% em 2016 face a 2015);

4º Kia Soul: vendeu 31 unidades (+933%);

5º Volskwagen Golf: vendeu 20 unidades (+20%).
O peso no total do mercado continua a ser residual mas o ritmo de aumento das vendas é promissor. Recorde-se que em 2016 continuou a haver um benefício fiscal de €250 na compra de veículos elétricos mas esta apoio traduziu-se numa redução significativa para ao enquadramento que existia em 2015. Ainda assim as vendas aumentaram como se constata pelas estatísticas agora reveladas.

Olhando para a totalidade do mercado (exclusivamente elétricos e também híbridos), o peso relativo do segmento é já mais expressivo pois já supera a 4 mil unidades tendo as vendas aumentado 23% o que compra com um aumento de 15,7% no total do mercado de vendas de veículos ligeiros (comerciais e de passageiros). O peso deste segmento no total das vendas de ligeiros e pesado em 2016 fixou-se nos 1,7%.

Entre os híbridos, os plug-is destacam-se por mais do que terem duplicado em vendas (421 unidades, o que representou um aumento de 104%).
A ACAP revela ainda que, se adicionados os veículos movidos a energias alternativas à lista dos elétricos e híbridos, as vendas atingiram 6076 automóveis (aumento de 27%) pesando 2,5% no total do mercado de ligeiros e pesados em 2016.
A generalidade das razões que está a levar a este aumento há quatro anos consecutivos deverá reforçar-se em 2017 pelo que se espera novo aumento de vendas e de peso no total do mercado.

Mais informação:

Procuraremos acompanhar a evolução destas estatísticas aqui: Veículos elétricos mais vendidos.

Deixar uma resposta