Turismo Reforça Crescimento de Dois Dígitos com Portugueses a Liderar

Turismo reforça crescimento de dois dígitos com os primeiros dados de janeiro de 2016. Estes dados são particularmente significativos por continuarem a refletir uma subida na cadeia de valor com os proveitos a superarem o ritmo de crescimento da produção.

Turismo reforça crescimento de dois dígitos:

Segundo os dados da atividade turística divulgados pelo INE, em janeiro de 2016 os estabelecimentos hoteleiros registaram 870,7 mil hóspedes e 2,1 milhões de dormidas que se traduzirem em crescimentos homólogos de 10,3% e 10,7% (acelerando dos +9,6% e +9,8% registado em dezembro de 2015).

Outra dado relevante é a recuperação de dinamismo do mercado interno. De facto, foram as dormidas de residentes aquelas que mais cresceram entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016, 11,6%, acelerando significativamente face a dezembro (+7,1%). Quanto aos não residentes a evolução não foi de degradação, muito pelo contrário, as dormidas também cresceram a mais de dosi dígitos (10,2%) ainda que em ligeiro abrandamento (+11,6% em dezembro).

Sem surpresa a taxa líquida de ocupação de camas aumentou, atingindo os 26,2% num mês que é habitualmente dos menos dinâmicos de todo o ano. A estada média aumentou ligeiramente (+0,4%) para 2,46 noites.

Quanto aos proveitos totais que se mantiveram com ritmos de evolução acima dos 10% e acima das próprias dormidas:

Os proveitos totais aumentaram 13,0% e os proveitos de aposento cresceram 15,1% mas, contrariamente às dormidas, ligeiramente menos que no mês anterior (+14,6% e +16,1%, respetivamente).

Uma nota final para reproduzir o gráfico do INE relativo às dormidas, por principais mercados emissores: Taxas de variação homóloga mensal em janeiro de 2016. A crise económica do mercado brasileiro é particularmente patente.
Turismo reforça crescimento de dois dígitos
 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *