Reembolso médio do IRS 2016

Reembolso do IRS Já Está em Curso 2016

A liquidação dos reembolsos do IRS já está em curso e os primeiros contribuintes deverão começar a receber o respetivo reembolso a partir da próxima terça-feira 26 de abril (recordamos que 25 de abril é feriado encontrando-se os serviços bancários encerrados). Esta indicação foi recolhida pelo Diário Económico junto da Autoridade tributária que assim garante que o processo se encontra a decorrer em linha com o que aconteceu em anos anteriores.

Reembolso do IRS já está em curso 2016

Recorde-se que caso o contribuinte seja sinalizado como tendo apresentado uma declaração com divergências ou caso tenha em curso outros diferendos com a Autoridade Tributária, nomeadamente, envolvendo dívidas fiscais, o processo será atrasado. Por outro lado, apesar de haver de facto serviços tributários que já concluíram o processo de revisão e liquidação para vários contribuintes, a celeridade é variável de serviço para serviço dependendo de vários fatores que justificam que nem todos os contribuintes que entreguem a declaração no mesmo dia a venham a receber a nota de liquidação/reembolso no mesmo exato momento.

Reembolso do IRS Já Está em Curso 2016
Reembolso do IRS já está em curso 2016

Um facto que parece inquestionável é que a progressiva marginalização da entrega em papel em favor da entrega digital auxilia no processamento das declaração de IRS contribuindo para uma maior celeridade dos serviços. Segundo as indicações das Finanças este ano voltou a aumentar o afluxo de declarações eletrónicas (em máximos históricos) em detrimento das declaração recebidas em papel.

Sobre o IRS 2016 destacamos ainda:

 

blank

53 comentários

  1. Tudo mentira, quem cá anda há anos e tem estado no forum de 2013 sabe bem que nenhuma declaração passou ainda do estado de ” Declaração certa ” , ou seja, reembolsos a 26? Só se for de maio, junho, julho, agosto…

  2. A consulta da SFI integrada esteve quase todo o dia indisponível. Volta a surgir agora com a informação que tinha no dia 01/4 – validada. Tendo entregue a 31/01, e considerando o primeiro dia como 1, é impossível o cumprimento do prazo mencionado – 25 dias. A ser assim por esta altura já deveria haver um número considerável de declarações como Liquidadas , com número de liquidação e (pelo menos) em tratamento. E nada.

  3. É mentira, vão pagar a meia dúzia e dizem que já estão a pagar, esta vai ser a politica desta gente, meias verdades. Tenham vergonha.

  4. eu também não acredito. conheço pessoas que submeteram dia 30 e tem liquidada e com o valor e numero de liquidação , mesmo assim não são todas desse dia…de resto esta tudo somente no estado validada. eu entreguei no dia 1 certa no dia 4 e não mexeu mais desde ai…nunca estive tantos dias parada no mesmo estado. e para serem os 25 dias , no meu caso devia cair na conta dia 28 ( isto já contando que ficou certa a 4)

  5. A minha é de 30 mas continua como declaração certa 🙁 mas já há a @Kitty no forum de 2013 que tem liquidada na SIF ….

  6. Isto é impossível ser verdade, só se não cumprirem as etapas todas, pois entreguei varias, no dia 30/03 e nenhuma alterou da “Declaração Certa” e na SIF só esta como “Validada”…. não acredito em nada….. 🙁

  7. as 4 declarações cada de casa que submeti no dia 30 estão todo no SIF como “validada”….duvido das datas de pagamento anunciadas

    1. 100% de acordo…”Ricardo1130″, deve ser no dia 26 de abril que vão começar a “mexer” nas declarações e ai comece a aparecer o valor de reembolso 😉

  8. agora a Comunicação Social ainda acredita no Pai Natal…ainda não perceberam que eles estão à espera que paguemos o IMI, para ajudar a pagar os reembolsos do IRS. Para onde julgam que vai o IMI ?!

  9. Ana Sailva está desculpada. mas é muito chato desconfiarem daquilo que dizemos. Só quis informar para saberem que as coisas estão a andar. A verdade é que a minha já mexeu mais um passito, nos movimentos financeiros já está a aguardar a transferência com data de 22/04 com valor de juros e tudo . O valor dos juros é que estranhei serem só 0,19. Mas está a mexer e isso é que é importante. Penso que na próxima semana tenho o valor na conta. Mas a minha declaração continua certa, não passou daí.

  10. Olá @Kitty, eu realmente não falei por mal e nunca quis desconfiar das suas palavras porque sei que isso é muito rude . Ainda bem que já tem transferência criada 🙂 a minha de 30, certa a 1 morreu na praia, continua como declaração certa 🙁 mas neste momento ( 15h de 24/04 ) não dá para aceder à consulta por isso espero ter boas noticias cedo.
    Bom resto de fim de semana e bons reembolsos 😀

  11. É impressão minha ou muita gente ainda não sabe que o reembolso é para ser feito até 31 de julho??Tantas criticas para quê!! Não se esqueçam que deu o prazo para reembolsos a 20 dias foi o Teixeira dos Santos, mas o prazo continua o mesmo.

  12. Que grande mentira! Eu entreguei a minha a 31/03 por volta das 21h e ainda está só como certa e validada e nos movimentos financeiros tenho tudo a zeros! O IMI só o pago no dia 30 e o reembolso que venha o mais rápido possível. Acredito que paguem a 3 ou 4 contribuintes só para dizerem que pagaram mas a maior parte ainda vai ter muito que esperar. Eu nunca recebi o reembolso tão tarde!

  13. que o prazo legal é ate 31 de Julho já sabemos, mas o problema ,se calhar, é irem informar a comunicação social que publica que os reembolsos começam esta semana…dai as pessoas estarem ” ansiosas” sem perceber o estado da sua declaração principalmente que colocou logo no inicio .
    Carla eu também nunca vi a coisa tão parada como este ano nunca estive 26 dias somente com a declaração dada como certa. eles até podem pagar os primeiros reembolsos esta semana mas só a alguns para dizer que o fizeram a semelhança do governo anterior…
    enfim vamos desabafando.

  14. Para as juntas de freguesia anina… Toda a gente s lembra disso quando tem de o pagar, mas na altura de eleições, n aparece ninguém a dizer na cara deles que é uma roubalheira… Enfim. Relativamente ao reembolso do irs, meti dia 31, certa a 4, validada a 15 e à espera. Lá para sexta deve haver dinheiro na conta ou ordem de pagamento…

  15. sr,Carlos Viseu…uma das 4 que coloquei no dia 30/03 tem hoje a liquidação em tratamento…pelo nr da liquidação o senhor está 6500 a minha frente….as outras 3 declarações mantém-se como “validada”

  16. Olá a todos e á Ana Sailva (que já anda neste fórum á uns bons anos) …este ano tenho andando a acompanhar mais o grupo do Facebook mas não podia deixar de passar sem vir cá partilhar a minha situação. Meti no dia 30/3, às 19:20 fiquei no Lote 7. Ficou Certa/Validada a 31/3…..Morreu e hoje ressuscitou. Ao final da tarde passou a liquidada….Passado 5 minutos já tinha nº de Liquidação mas até ao momento não consigo ver mais nenhum movimento. Este ano isto anda tudo muito atrasado (a meu ver). Penso que será difícil eu ter o dinheiro até ao final da semana. Boa Sorte a todos….Se tiver mais novidades volto cá para partilhar.

  17. Olá @Marta L. 🙂 estou no forum de 2013, o FB é muita confusão e contos e ditos para mim 🙂 Vá dando notícias.

  18. se eu só submeti a minha a dia 1 certa a 4 então recebo o reembolso lá para Junho não? se andamos a dias a ver só os do ia 30 a passarem a liquidadas e mesmo assim por grupinhos…nunca mais saímos disto 🙁

  19. A sério? pois eu acho que é treta, meti a 31 de Março, validada a 2 de Abril a até ao momento não passou de certa.

  20. Email a enviar aos partidos políticos:
    Este email tem como objectivo alertar para o facto sobre o REEMBOLSO DO IRS.
    Em primeiro lugar todos nós sabemos que o prazo do REEMBOLSO DO IRS decorre até ao dia 31/07. Mas o senhor Secretário dos Assuntos fiscais garantiu que tudo estava a decorrer com normalidade e que o reembolso ia ser feito em 20/25 dias, e que não ia haver atrasos, o que não corresponde à verdade. Eu gostaria que o partido, apesar de ser um dos partidos que suporta o governo, indagasse o seguinte:
    1. Sendo que pessoas que entregaram o irs a 30-03-2016 e declarada certa( sem qualquer divergência) a 1-04-2016 e a sua declaração continua apenas como validada( ou seja os calculos do reembolso ainda não foram feitos) outras pessoas que submeteram a 31-03-2016, e certa a 1-04-2016, já receberam o reembolso na sua conta bancária, qual o critério para isto acontecer?
    2. Sendo que os contribuintes validaram as suas faturas no portal das finanças, a entrega do reembolso não devia ser mais célere?
    Vou deixar aqui um link de um grupo do Facebook que vai ajudando os contribuintes a esclarecer qualquer dúvida, e alguém do partido poderia aderir, para verificar o quanto as pessoas estão indignadas e revoltadas com esta situação, porque nos anteriores os atrasos que se deviam era a quem tinha divergências, sendo que este ano com as faturas comunicadas no portal as coisas deviam ser mais rápidas. A comunicação social será alertado para o facto, porque talvez com barulho, os nossos governantes se interessem pelos cidadãos.
    O link é o seguinte:
    https://www.facebook.com/groups/1458850741018637/?fref=ts
    Com os melhores cumprimentos,
    Fernando Gonhçalves

    1. O senhor secretário de estado garantiu que o tempo médio entre a entrega e a declaração seria de 25 dias. Não garantiu que todas as pessoas que entregaram no dia 30 (antes do próprio prazo de entrega) iriam receber a 20 dias. Convém sermos sérios. Criticar sim, mas com argumento justos.

  21. Nao entendo como se colocam noticias na comunicação social a garantir os reembolsos, quando da linha das finanças me dizem que não espere pelos mesmos tão rapido. Quem dita as leis não deve ter problemas familiares nem tem que contar tostões. Mas o IMI é para pagar até dia 30 sem falhar!

  22. Há dezenas de leitores do Economia e Finanças que nos comentários a este artigo e a outros afirma já ter recebido o reembolso deste ano. Cada dia que passam chega a mais. É inequívoco que o processo está em curso.

  23. A minha entregue a 1 à meia noite. Foi transição de 31 para 1 certa a 04/04 e até agora nada… Sempre como declaração certa… A minha é os outros 9 que submeti… ?

  24. declaração 2015-2160-I0003-86 colocada a dia 30/03- dinheiro ja na conta
    declaração 2015-2160-I0003-41 colocada a dia 30/03- apenas ainda validada
    não percebeo nada disto…..

  25. Boas, quando se refere a SIF referem-se ao quê exactamente?
    submeti 4 declarações dia 1 de Abril e ainda não alteraram o estado de “Declaração Certa”
    Hum… Estranho…

  26. Liquidada dia 28 ,declaração submetida a 31 dada como certa a 14 ,será como no ano passado irei receber no dia 5 de maio ,nada mudou pelo menos na minha zona

  27. Bom dia
    Entreguei dia 01 de abril, dada como certa a 5/4, recebi mail a 15 / 04 a validar; Dia 29 foi liquidada, mas neste momento ainda não tem dados. Tenho visto outros fóruns e este ano as declarações vão até ao fim do processo como certas. Temos de consultar a situação fiscal integrada pois só aí se pode ou não ver a evolução do processo.
    Constato que este ano o processo,de um modo geral, está mais atrasado.

  28. Bom dia
    Submeti a 1 de abril, certa a 6/5, validada com email a 15; Liquidada a 29 à noite, sem dados. Neste momento ainda continua sem dados. Pela consulta de vários fóruns, a declaração ,este ano, continua sempre certa até ao fim, Temos de consultar a situação fiscal integrada para ver a evolução.

  29. IMPORTANTE: Caros, fiz experiência: entreguei o IRS a dia 1 de Abril de manhã, até ontem às 10:00 da manhã estava com status Certa e Validada, a seguir ao almoço paguei o IMI e eis que às noite o IRS já estava Liquidado, ou seja, estavam à espera que eu pagasse o IMI. É verdadeiramente e indiscitívelmente impressionante. Vêm eles com histórias da carochinha e mentiras deslavadas e acima de tudo falta de sinceridade à qual já nos habituaram. Por essas e outras razões existe gente que põe dinheiro lá fora, porque se o estado nos engana, então nós temos de fazer o mesmo ! Ainda querem esles que a gente vote, para quê, é mais do mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  30. Paula, não me parece que haja uma relação entre ter pago o IMI ou não ter pago. Eu também enviei a 1 de Abril de manhã, e também só me apareceu na 6a Feira á noite como Liquidada. Com a diferença que eu não pago qualquer IMI.

  31. a merda da classe de politicos que temos em portugal……………………….mudam as cores mas a merda é sempre para pior

  32. Submetida a 11Abr por dificuldade em obter os dados para preencher a tabela 7 do Anexo H (e ter a dedução do arrendamento considerada na simulação, apesar de estar bem registada no e-fatura), declaração certa no dia seguinte, desde dia 14Abr no estado de validada, sem passar à fase seguinte do processo normal de liquidação e depois reembolso…
    wait and see…

  33. Aguardo há 82 dias!! que a declaração desencalhe! não há atrasos??? só podem andar a gozar com a gente. Entregue a 01/04 e ainda hoje 22/06 aparece como certa e validada! nas Finanças nada sabem e tenho de aguardar. os da 2ª fase já estão a receber. O que raio se passa? e porque a comunicação social não fala destes encalhados (como eu há muitos) e desmente o Ministro de uma vez por todas!! não somos todos cidadãos iguais? Não temos direito em saber porque motivo ainda não nos pagaram? Não temos direito em ser reembolsados tal como as outras pessoas? Quem entrega primeiro recebe primeiro…. Cambada de mentirosos!!

Deixar uma resposta