Produção e Consumo de Energia Elétrica Disparam em Abril 2016

Segundo dados hoje divulgados pela Rede Elétrica Nacional (REN) sobre a produção e consumo de energia elétrica, em abril de 2016, apuraram-se incrementos significativos. A produção líquida total de energia elétrica aumentou em 35,9% face a igual período de 2015. Registe-se que o acumulado nos três primeiros meses do ano aponta para um aumento de 30,1% em termos homólogos.

Sublinhe-se que o mês de abril de 2016 foi particularmente produtivo para as unidades hidrelétricas e unidades de energia eólica. No final do mês de abril do corrente ano o armazenamento de energia em albufeiras era de 89% da capacidade instalada o que compara com 64% um ano antes.

Os índices de produtibilidade hídrica e eólica estão muito acima dos registados em 2015, no período homólogo.

Quanto ao consumo, também se registou um aumento significativo ainda que de outra escala: aumentou face a abril de 2015, em 7,3%, um valor que é particularmente significativo se atendermos a que a variação homóloga acumulada nos primeiros quatro meses aumentou em 1%. Os meses futuros dirão se este aumento do consumo de energia elétrica se justifica por um aumento da atividade económica ou por fatores sazonais associados a diferenças climatéricas entre 2015 e 2016.

Finalmente, em abril de 2016, registou-se um saldo importador negativo de -753 GWH o que levou o acumulado do ano para um valor de -3033, por outras palavras, têm-se registado um volume positivo de exportações de energia elétrica nos primeiros quatro meses do ano.

Produção e consumo de energia elétrica

Deixar uma resposta