Portagens descem 15%

Portagens descem 15% em várias autoestradas a 1 de agosto 2016

A partir do dia 1 de agosto de 2016 os preços das portagens descem 15% na maioria das autoestradas que estiveram em regime de SCUT aquando da contratação da sua construção.

Há ainda descontos adicionais para os veículos pesados mediante certas condições.

 

Portagens descem 15% nas seguintes autoestradas:

Segundo informação do governo, o desconto de 15% nos valores das portagens a partir de 1 de agosto abrangerá as seguintes autoestradas e troços para os veículos ligeiros:

  • A4 Amarante e Quintanilha
  • A22 Lagos – Vila Real de Santo António,
  • A23 Torres Novas – Guarda,
  • A24 Viseu e Vila Verde de Raia e
  • A25 Albergaria-a-Velha e Vilar Formoso

 

Portagens descem 15%
Aceda ao simulador clicando na imagem e calcule o impacto no custo por viagem. A partir de 1 de agosto o simulador já deverá ter incorporado o desconto.

Descontos revistos para partidos pesados de mercadorias:

Os veículos pesados de mercadorias já beneficiavam de descontos desde 2012 mas verão agora esses descontos acrescidos bem como os períodos em que estarão em vigor descontos especiais também já existentes.

Assim o desconto em período diurno aumentará de 10% para 15% e o desconto de 25% que existe para o período noturno e fins de semana aumentará para 30%.

Em termos de abrangência geográfica registar-se-á também um alargamento à A4 que não estava abrangida por estes descontos.

Quanto à definição de período noturno este contará agora com duas horas adicionais começando às 20h00 e não às 21h00 como até aqui e terminando às 7h59 e não às 7h00 como até aqui.

 

Porquê estas autoestradas e não outras?

O governo justifica a seleção das autoestradas abrangidas com critérios de de poder de compra per capita concelhio tendo definido a fasquia de modo a abranger concelhos com um índice de poder de compra per capital igual ou inferior a 90% da média nacional. A este critério ter-se-á somou outro designado de acessibilidade territorial agregada (ATG) que avaliou a oferta de acessibilidades dos concelhos afetados. Neste caso forma abrangidos os concelhos que registassem um valor igual ou inferior a 60% da média nacional.

Segundo o governo bastou que se verificasse um dos critérios para o concelho e a repetiva autoestrada fosse abrangida. Apenas a A4 cumpriu com os dois critérios em simultâneo.

Em breve deverá proceder-se à atualização com os novos valores do Calculador de Portagens nas Autoestradas em Portugal. Para já poderá simular qual o será o desconto aplicando-o ao valor indicado pelo simulador.

 

Mais informação:

 Sempre que haja mais informação sobre este tema poderá encontrar os detalhes em Portagens.

Um comentário

Deixar uma resposta