Peso dos licenciados e mulheres no estado e no privado 2016

Peso dos licenciados na função pública é mais do dobro face à população ativa

O peso dos licenciados na função pública é mais do dobro face à população ativa. Em termos concretos, havia no final do segundo trimestre de 2016, 51,2% de trabalhadores licenciados nas administrações públicas o que compara com apenas 24,9% na população total.

A percentagem de licenciados estritamente a trabalhar para o privado será assim ainda menor do que a média da população ativa que inclui a própria administração pública. Se se considerar apenas a população empregada, a percentagem de licenciados no total de empregados é de 25,7%.

 

Peso dos Licenciados e Mulheres na Administração Pública

Outra característica que historicamente tem marcado a singularidade da administração pública é a elevada percentagem de mulheres. Representam 59,4% do total, uma percentagem que compara com 48,7% no total da população ativa. Curiosamente, na administração local a percentagem de mulheres fica abaixo da média nacional (na população ativa). A administração local também se destaca por ser a única das administrações do Estado onde a percentagem de licenciados não é claramente superior à média nacional.

Peso dos licenciados e mulheres no estado e no privado 2016

blank

Estes dados aqui referidos constam do mais recente Boletim Estatístico do Emprego Público (pdf) relativo a junho de 2016, divulgado pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP). Estão também disponíveis os dados em formato de base de dados (excel).

 

Pirâmide Etária na Administração Pública 2016

Entre a vasta informação disponibilizada, destacamos ainda, a pirâmide etária dos trabalhadores das Administrações Públicas que revela uma estrutura claramente envelhecida tendo o maior contingente de trabalhadores em idades superiores a 45 anos e um número cada vez mais diminuto de jovens até aos 34 anos (já não atingem os 7% do total quando em 2005 eram cerca de 12%). A população  próxima da idade da reforma (nos últimos 10 anos de carreira) tem crescido de peso da Administração Pública forma muita acelerada representando mais de 12% do total. Aproximadamente 80 mil pessoas reformar-se-ão do Estado nos próximos 10 anos.

Pirâmide etária na administracao publica 2016
Pirâmide etária na administração publica 2016

Continuaremos a acompanhar os boletins da DGAEP nos próximos trimestres. veja aqui artigos sobre o tema em DGAEP.

Deixar uma resposta