Atualização Pensões de acidentes de trabalho 2016

Qual o valor da atualização das pensões de acidentes de trabalho 2016?

As pensões por incapacidade permanente e por morte resultantes de acidente de trabalho são atualizadas anualmente tendo em conta o índice de preços no consumidor calculado pelo Instituto Nacional de Estatística não considerando os preços das habitação.

Também anualmente o governo faz publicar uma portaria que transforma em norma e num valor concreto esta realidade.

 

Pensões de acidentes de trabalho 2016

Portaria n.º 162/2016 subscrita conjuntamente pelos ministros das Finanças e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e publicada em Diário da República a 9 de junho de 2016, determina qual a atualização das pensões de acidentes de trabalho 2016.

Segundo a portaria, e seguindo a variação média do IPC nos últimos 12 meses, sem habitação, disponível em 30 de novembro de 2015, as referidas pensões de acidentes de trabalho serão atualizadas em 0,4% no ano de 2016.

Há um outro fator relevante na determinação da atualização destas pensões que, no entanto, em virtude do modesto comportamento da economia nacional acaba por não influenciar o valor da atualização.

De facto se o valor médio de crescimento real do PIB nos últimos dois anos calculado pelo INE e difundido aquando a divlgação das contas nacionais trimestrais apontasse para  um crescimento do PIB acima dos 2% (repetimos, crescimento real em não nominal) poderia haver lugar a um incremento da taxa. No entanto, o crescimento do PIB foi significativamente inferior ao limiar dos 2% (1,3%) pelo que se mantém o valor de 0,4% de atualização global, curiosamente um valor idêntico ao praticado em 2014.

Como nota final indica-se que esta portaria e a consequente atualização produz efeito a contar do dia 1 de janeiro de 2016. Pelo que haverá lugar a pagamento dos respetivos retroativos aos beneficiários desta prestação social.

 

Outros dados:

Procure aqui informação mais recente ou mais detalhes sobre => Pensões.

2 comentários

  1. Eu estou à espera da minha pensão de invalidez já há 4 meses ,e preciso de a receber muito em breve ( por favor ) já há 10 meses que não posso trabalhar e a minha família precisa de comer isto está muito mau por favor peço a minha pensão o mais rápido possível sou paraplégico não posso trabalhar peço que me seja atribuída a minha pensão tenham piedade e sejam compreensivos peço por favor . eu José Manuel Jesus César de tomar. Por favor o mais depressa possível por favor obrigado

Deixar uma resposta