Estatísticas Mensais da Segurança Social

Estatísticas Mensais da Segurança Social

Quem é consumidor de informação e de informação estatística em particular terá consciência de que o dia 21 de julho de 2016 poderá ser uma data histórica pelo que representou em termos de disponibilização regular de estatísticas mensais da Segurança Social.

A informação pública sobre medidas de política pública e sobre as realidades subjacentes não deveria ser matéria de disputa ideológica mas de defesa do interesse coletivo. Nem sempre tem sido assim mas a demonstração de como devia ser e respetiva implementação pelo poder político pode ser o maior garante para que as boas práticas, se por todos reconhecidas, possam sobreviver a futuras mudanças de elenco governativo.

Com a difusão de notas sintéticas produzidas pelos Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho da Solidariedade e da Segurança Social tendo por base dados mensais divulgados pelo Instituto de Informática esta informação ganha visibilidade e poderá ser mais facilmente utilizada para escrutinar a eficácia das políticas públicas, avalia-las e eventualmente melhorá-las.

 

Quais são as estatísticas mensais da Segurança Social disponíveis?

Segundo comunicado divulgado no portal das Segurança Social, para já das estatísticas mensais da Segurança Social constam dados sobre  prestações por parentalidade, familiares, por doença, de desemprego, do Rendimento Social de Inserção (RSI), pensões de invalidez, de velhice e de sobrevivência e Complemento Solidário para Idosos (CSI). O objetivo declarado é ir alargando este repositório e análise mensal a mais variáveis do universo da Segurança Social.

A publicação com as estatísticas mensais da Segurança Social é composta por quatro páginas profusamente ilustradas com gráficos simples e análises feitas em português acessível com uma única ressalva relativa ao uso de siglas que não são descritas que sucede uma ou outra vez. Uma questão a melhorar ou a esclarecer no sítio de estatísticas dedicado (clique para aceder).

Pode descarregar o primeiro número relativo a informação que reporta a junho de 2016 aqui => Estatísticas da Segurança Social Junho 2016.

 

Sabia que:

“(…) Os homens representam cerca de 30% do total de beneficiários de prestações de parentalidade. (…)

(…) O Abono de Família para Crianças e Jovens é a prestação com maior peso nas prestações familiares. (…)

(…) O valor médio mensal de todas as prestações de desemprego processadas tem permanecido estável e, em junho de 2016, era de 458,62€. (…)

(…) Em junho de 2016 [no subsídio de doença], os beneficiários  do sexo feminino representaram 61% do total, apresentando-se maioritariamente em todos os grupos etários. (…)

(…) Em junho de 2016, existiam 160.768 beneficiários de CSI, menos 0,4% do que no mês anterior (menos 622 beneficiários) e menos 3,0% do que no mês homólogo de 2015 (menos 4.980 beneficiários). (…)

(…) Os pensionistas de velhice do regime não contributivo, do RESSAA [Regime Especial de Segurança Social das Atividades Agrícolas] e do regime geral, em junho de 2016, atingiram os 2.028.882. (…)

E sobre o RSI, sabe qual foi o impacto das alterações legislativas recentes em termos de volume de valor da prestação?

Veja este excerto das estatísticas mensais da Segurança Social com dados até junho de 2016. Note-se no facto de os gráficos serem acompanhado de balões que identificam os momentos de entrada em vigor de normas relevantes para a prestação permitindo assim ir perspetivando uma análise de eventos e impactos.

 

Estatísticas Mensais da Segurança Social
Estatísticas Mensais da Segurança Social – RSI, Junho de 2016

 

Mais informação:

Pode encontrar aqui mais informação sobre a Segurança Social e sobre novidades relativas a Estatísticas Mensais da Seg. Social que contamos continuar a acompanhar com alguma regularidade.

Um comentário

Deixar uma resposta