Industriais mais otimistas em novembro mas produção caiu em outubro de 2016

Com um dia de intervalo, o INE divulgou o indicador de confiança da indústria e o índice de produção industrial, o primeiro relativo a novembro e o segundo a outubro. Temos industriais mais otimistas em novembro mas produção em contração em outubro.

De facto, constata-se que temos empresários da indústria transformadora mais otimistas em novembro mas que a produção caiu em outubro de 2016 face a igual período de 2015.

Esta aparente contradição poderá justificar-se pelo facto de o indicador de confiança se centrar essencialmente em perspetivas qualitativas que os empresários fazem sobre o que esperam para os próximos 12 meses. Sendo certo que estas apreciações se devem basear em dados que já possuem ao nivel da administração (como os relativos às intenções de procura, carteira de encomendas, etc), podem divergir do que é o ponto de situação quantitativo presente da atividade que desenvolvem.

Os próximos meses esclarecerão até que ponto estas perspetivas  se traduzizão, de facto, em uma melhora da produção indústrial.

O que indicou o INE quanto ao indicador de confiança na indústria transformadora (novembro de 2016):

“O indicador de confiança da Indústria Transformadora aumentou em novembro, prolongando a trajetória positiva iniciada em junho. No mês de referência, o comportamento do indicador resultou do contributo de todas as componentes, perspetivas de produção, apreciações sobre a evolução dos stocks de produtos acabados e opiniões sobre a procura global, mais significativo no primeiro caso. “

O que indicou o INE quanto ao índice de produção industrial (outubro de 2016):

“O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de -0,5%, em outubro (1,0% em setembro). A secção das Indústrias Transformadoras apresentou uma variação homóloga de -3,0% (-0,7% no mês anterior).”

Deixar uma resposta